Empresa de Barcelos consegue investimento para sistema inovador de limpeza de painéis solares e vidros

No horizonte está a aposta na expansão para mercados internacionais
Empresa de barcelos consegue investimento para sistema inovador de limpeza de painéis solares e vidros

A ChemiTek, sediada em Aldreu, Barcelos e startup da comunidade da Startup Braga, fechou uma ronda de investimento que permitirá alavancar com a produção de coatings inovadores para a manutenção e proteção de vários materiais, em especial os painéis solares.

O investimento, liderado pela Portugal Ventures, conta com o fundo de investimentos SBS – Investimentos em Startups, a BrainCapital e Nelp Five e servirá para que a startup possa avançar com a produção e consolidação dos seus produtos core. No horizonte está a aposta na expansão para mercados internacionais.

A startup barcelense, que desenvolveu soluções revolucionárias para a remoção de detritos e proteção contra a sujidade de painéis solares e vidros, garante que a aplicação dos seus produtos nas superfícies garantirá a limpeza das mesmas durante mais tempo.

“Ninguém gosta de vidros sujos e muito menos do trabalho de os estar sempre a limpar”, sublinha César Martins, CEO da startup.

Com 70 mil painéis solares a serem instalados a cada hora em todo o mundo, César Martins acredita que a proposta de valor da ChemiTek será uma grande aliada na hora de garantir a salubridade destas superfícies produtoras de energia, reduzindo as perdas de energia provocadas pela sujidade no parque solar.

Ainda que, numa fase inicial, a ChemiTek se foque no mercado dos painéis solares, os produtos desenvolvidos pela startup poderão ser aplicados nos vidros utilizados nas fachadas de edifícios, reduzindo os gastos associados à limpeza dos mesmos.

Recorde-se que a ChemiTek foi uma das startups com avaliação positiva no programa de pré-aceleração promovido pela Startup Braga em 2018, bem como no programa de aceleração promovido pelo INL em conjunto com o hub de inovação da Invest Braga, FUEL.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Centro histórico de guimarães recebe sessões de ciência e observação de morcegos

Centro histórico de Guimarães recebe sessões de ciência e observação de morcegos

Próximo Artigo
Cada português consumiu no ano passado 3,3 quilos de açúcar em 60 litros de refrigerante

Cada português consumiu no ano passado 3,3 quilos de açúcar em 60 litros de refrigerante

Artigos Relacionados