A re.store, marca têxtil de inovação social e ambiental sediada em Amares, anunciou que já alcançou as oito toneladas de reutilização de desperdícios e acessórios da indústria têxtil portuguesa.
Em comunicado, a empresa salienta que “este feito não só evidencia o compromisso da marca com a economia circular, como também revela um modelo de negócio de forte impacto social e ambiental”.
De acordo com a mesma fonte, a marca implementou um modelo de negócio que gera valor e cria impacto positivo em duas vertentes.
A primeira é a sustentabilidade ambiental. A re.store “contribui ativamente para a redução do desperdício têxtil, uma das principais problemáticas da indústria da moda e dos têxteis-lar, transformando materiais que iriam para aterro ou destruição em novas peças”.
A segunda é a inclusão social: “A confeção das peças é feita por parceiros sociais, como utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), centros de dia com programas de envelhecimento ativo, refugiados, causas sociais e reclusos de estabelecimentos prisionais. Estes parceiros são justamente remunerados pelo seu trabalho, promovendo a inclusão e o empoderamento através da atividade produtiva”.
“Alcançar a marca de oito toneladas de materiais têxteis reutilizados é um testemunho da nossa visão de que é possível conciliar o sucesso empresarial com a responsabilidade social e ambiental,” afirma Sílvia Correia, fundadora re.store, citada no comunicado.
“Este marco representa o nosso esforço de transformar o desperdício em oportunidades, criando um impacto positivo no ambiente e na vida das pessoas”, conclui.