A empreitada de eletrificação da Linha do Minho, no troço entre Nine e Viana do Castelo, foi aprovada, esta segunda-feira, pela Infraestruturas de Portugal.
De acordo com o Jornal de Notícias, o lançamento do concurso será publicado em Diário da República esta terça-feira.
“Ainda no mês de fevereiro lançaremos o concurso público para a concretização das obras no troço Nine-Viana”, afirmou, há duas semanas, Pedro Marques, ministro do Planeamento.
A empreitada terá um valor de 21,5 milhões de euros, de acordo com dados avançados pela Infraestruturas de Portugal.
Este valor vai pagar a ” eletrificação do troco Nine (exclusive) / Viana do Castelo (inclusive), numa extensão total de 43,6 quilómetros, a execução de estações técnicas e de trabalhos de adequação e melhoria das condições de exploração”, avançou.
Atualmente, a Linha do Minho é de via única e não está eletrificada. Contudo, a empresa afirmou que mesmo assim “regista um elevado fluxo de circulação”.
“Está inserida em ambiente predominantemente rural mas também com zonas de características urbanas com grande densidade populacional, nomeadamente na proximidade de estacões e apeadeiros”, descreveu.
As obras na Linha do Minho, que tem uma velocidade máxima, neste momento, de 120 quilómetros por hora, vão durar cerca de um ano e meio.
José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana do Castelo, congratulou-se com este anúncio.
Em comunicado, o presidente vianense referiu que esta é a melhor forma de aumentar a competitividade e melhorar a mobilidade da fronteira com mais população do país.
“Só desta forma se aumenta a competitividade da euro-região e melhora a mobilidade da fronteira com mais população do país, pelo que a notícia é vista com agrado em Viana do Castelo, uma vez que a eletrificação é uma antiga reclamação que agora começa a tornar-se realidade”, realçou José Maria Costa.
No que diz respeito à melhoria do troço entre Viana do Castelo e Valença, Pedro Marques referiu que essa obra irá acontecer mais tarde.
“Entre 2017 e 2018 teremos obras estruturais na eletrificação destes dois troços e na resolução de vários constrangimentos relacionados com a qualidade e a rapidez do transporte de passageiros, mas também de mercadorias”, sublinhou.
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