Seguir o O MINHO

Alto Minho

Emigrante de Arcos de Valdevez morre eletrocutado durante furacão nos EUA

Aventino era natural de Vale

em

Foto: DR

Um homem de 58 anos, natural de Arcos de Valdevez, perdeu a vida nos Estados Unidos da América (EUA) depois de ter sido eletrocutado durante a passagem do furacão Ida, no passado dia 01 de setembro (quinta-feira), enquanto tentava ligar um gerador de eletricidade.

De acordo com a imprensa local de Nova Jersey, Aventino Soares, natural da freguesia de Vale, foi encontrado eletrocutado por populares, durante a noite, com um cabo elétrico na mão e rodeado de água.

Apesar das tentativas de reversão da paragem cardiorrespiratória, o óbito acabou por ser declarado já no hospital Clara Maas, em Belleville, Nova Jérsei, consternando a comunidade portuguesa e arcoense nos Estados Unidos, particularmente a proveniente da freguesia de Vale.

Através das redes sociais, a associação Amigos do Vale USA, da qual Aventino foi fundador lembra o “cidadão exemplar na honestidade, no carácter e na honra, uma pessoa que sempre distribuiu motivação e bom ânimo a todos os que desfrutaram da sua presença”.

“Pouco pode ser dito ou feito perante o único adeus que é definitivo, e nestas horas sobram as palavras, assim como se multiplica a dor e a saudade. À família expressamos as nossas mais sinceras condolências e o nosso profundo respeito”, conclui a nota publicada no Facebook da associação.

Aventino era casado com Maria Soares há 41 anos, também ela do concelho de Arcos de Valdevez, e residia com ela e os três filhos em Bloomfield desde 1997. No entanto, o casal vivia nos EUA desde 1986, tendo habitado na zona Norte de Newark durante os primeiros anos de emigração. Desde 1989 que Aventino trabalhava como gerente da Beyband International de Fairfield, em Nova Jérsei.

Era filho de Maria Magalhães Cabral e Manuel Cunha Soares. Deixa três filhos, três irmãos e quatro netos.

Para além do português, mais outras duas dezenas de pessoas perderam a vida durante a passagem do furacão, um dos mais fortes dos últimos anos e o mais mortal desde a passagem do Katrina.

A missa de funeral realiza-se nos EUA, na igreja St. Francis Xavier Church, 243 Abington Avenue, Newark, NJ 07107, a partir das 10:00 horas de quinta-feira (hora local).

O corpo será sepultado no cemitério paroquial de Vale, em Arcos de Valdevez, Portugal.

Populares