Seguir o O MINHO

Alto Minho

Emblemática ponte internacional de Valença faz hoje 135 anos

Efeméride

em

A ponte internacional sobre o rio Minho, que une Valença e Tui, na Galiza, celebra esta quinta-feira 135 anos.

A efeméride foi assinalada pelo município do Alto Minho com a publicação de um vídeo nas redes sociais no qual é referia que a ponte “simboliza o elo de ligação histórico entre as cidades de Valença e Tui” e é “um ícone das relações entre Portugal e Espanha”.

A ponte internacional foi construída entre 1881 e 1885, pelo Sociedade Internacional Belga “Braine Le Compte”, com projeto do engenheiro espanhol Pelayo Mancebo e Agreda.

O equipamento inaugurado no dia 25 de março de 1886.

O centenário, há 35 anos, foi celebrado com pompa e circunstância. As comemorações incluíram duas locomotivas a ‘beijarem-se’ a meio da ponte, simbolizando a união entre as duas localidades, como recorda o vídeo abaixo.

Com 400 metros de comprimento e 1.500 toneladas de ferro e vigas entrelaçadas, a ponte é composta por dois tabuleiros, um superior para a via férrea e um inferior para o tráfego automóvel.

Está assente em quatro pilares de granito implantados no rio Minho.

“É a principal rua que une Valença e Tui, um lugar com vistas privilegiadas para os dois núcleos históricos”, é salientado no vídeo da autarquia. “Sempre foi mais que uma ponte: é a varanda com as melhores vistas e melhor cúmplice deste território”.

“São 135 anos de vida e de cumplicidade com os Valencianos e Tudenses. Muitos parabéns. Obrigado pelo serviço, alegrias e encontros que ainda hoje tornas possível”, escreve a Câmara de Valença.

Populares