Seguir o O MINHO

Braga

Embaixadores Ibero-Americanos “impressionados” com Braga

em

Os embaixadores do espaço Ibero-Americano mostraram-se “impressionados” com a cidade de Braga e com a sua “capacidade de projectar o futuro”.

De visita à cidade bracarense desde sábado, o corpo diplomático, composto por embaixadores e representantes de oito países ibero-americanos, ficou a conhecer a “forte dinâmica” de Braga e as diversas iniciativas que estão a decorrer no âmbito do programa da Capital Ibero-americana da Juventude.

“Estamos muito impressionados com a cidade. Braga consegue aquilo que pensávamos ser impossível que é fazer conciliar o passado com o presente, ao mesmo tempo que projecta o futuro”, referiu Paulo Neves, presidente do Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina (IPDAL), durante a recepção nos Paços do Concelho, que decorreu esta segunda-feira.

Em comunicado, o município bracarense referiu que este encontro teve como objetivo promover Braga nos países do espaço ibero-americano com representação diplomática em Portugal e envolveu países como Andorra, Cuba, México, Panamá, Paraguai, Perú, República Dominicana e Uruguai.

Nestes três dias, o corpo diplomático teve a oportunidade de manter contactos com entidades oficiais e ficar a conhecer melhor as potencialidades da cidade e da região.

“Braga é uma das cidades mais antigas do país e onde se fala mais no futuro de Portugal. Ficamos impressionados com a quantidade e qualidade das empresas que integram a Startup Braga, com a qualidade e diversidade do programa cultural da cidade e com a forte dinâmica académica”, explicou Paulo Neves.

O responsável aproveitou a ocasião para lançar um desafio ao município de Braga para que a cidade passe a acolher anualmente um encontro internacional que promova os diálogos estratégicos entre diplomatas, chefes de estado e académicos. Outra sugestão deixada por Paulo Neves foi a criação de um evento, em Braga, que dedique um dia por ano a um país da América Latina.

Embaixadores Ibero-Americanos impressionados com Braga 1

Desafios vistos “com bons olhos” pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, que lembrou que “Braga tem vindo a posicionar-se como um palco de reflexão sobre questões que extravasam a esfera estritamente municipal”.

Segundo o autarca, “são diversas as entidades que demonstram interesse em trazer para Braga iniciativas de carácter nacional e internacional”, sendo que este encontro agora sugerido, “ajusta-se na perfeição ao posicionamento da cidade em termos de projecção internacional”.

A forma como Braga é vista por quem a visita foi outro dos aspectos evidenciados pelo autarca, como resultado de um trabalho de afirmação da cidade e da Região.

“Graças às suas gentes e à rede de colaboração entre as suas instituições, Braga tem a capacidade de encantar quem nos visita. Nesse sentido, temos procurado projectar a imagem da cidade, dar a conhecer os nossos recursos e criar oportunidades de colaboração nas mais diversas áreas de intervenção”, concluiu Ricardo Rio.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Braga. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares