Embaixadora ucraniana em Portugal diz que a sua destituição “é uma rotação agendada”

Diplomacia
Embaixadora ucraniana em portugal diz que a sua destituição “é uma rotação agendada”
Chegada a Portugal de voo humanitário, promovido pela sociedade. Foto: Rui Ochoa / Presidência

A embaixadora da Ucrânia em Portugal disse hoje que a sua destituição do cargo estava agendada e foi informada sobre ela dois dias antes do anúncio da decisão pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do seu país.

“Posso dizer que isso é uma rotação agendada”, afirmou em declarações à SIC, Inna Ohnivets.

“Na decisão do Presidente ucraniano há a informação de que três embaixadores terminam as suas funções, segundo o plano da rotação”, acrescentou.

Quando questionada se já sabia que não iria ser reconduzida no cargo, a diplomata ucraniana apenas mencionou que dois dias antes teve uma conversa telefónica com o ministro dos Negócios Estrangeiros do seu país em que foi informada que a decisão se contextualizava no plano de rotação.

“Eu tive uma conversa telefónica dois dias antes, com o nosso ministro dos Negócios Estrangeiros, e ele informou-me que, segundo o plano de rotação, será esta decisão”, disse a embaixadora.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, destituiu Inna Ohnivets das funções de embaixadora da Ucrânia em Portugal, comunicou o chefe de Estado no seu ‘site’ oficial.

Numa nota no ‘site’, assinada na sexta-feira, o Presidente ucraniano dá conta da “destituição” de Inna Ohnivets do cargo de embaixadora extraordinária e plenipotenciária da Ucrânia junto da República Portuguesa.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Adaptação de caminha, viana e esposende às alterações climáticas vai ser "tremendo desafio"

Adaptação de Caminha, Viana e Esposende às alterações climáticas vai ser "tremendo desafio"

Próximo Artigo
Suspeitos de assassínio de menina em setúbal ficam em prisão preventiva

Suspeitos de assassínio de menina em Setúbal ficam em prisão preventiva

Artigos Relacionados