Seguir o O MINHO

Ponte de Lima

Embaixador de Israel de visita a Ponte de Lima

em

Ponte de Lima vai receber esta sexta-feira o embaixador de Israel em Portugal. A comitiva da Câmara do Comércio Israel-Portugal, visita in loco a Região dos Vinhos Verdes, cujo objetivo é conhecer a realidade vitivinícola da região tendo em vista a troca de informações e de contactos para a organização de visitas futuras.

Raphael Gamzou, embaixador de Israel em Portugal faz-se acompanhar de Michael Itzhar, presidente da Câmara de Comércio Israel-Portugal, Irith Freudinheim, adida económica e Marta Marques, tour operator.

A deslocação acontece ao abrigo de uma parceria entre a AETUR (Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-montes) e a Câmara do Comércio Israel-Portugal, no âmbito da promoção das indústrias do Turismo e dos Vinhos.

Em Ponte de Lima a visita concentra-se no CIPVV – Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, importante estrutura para a investigação, promoção e partilha da cultura do vinho verde, dinamizado em parceria pelo Município de Ponte de Lima e pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, entre as 16:30 e às 17:30, incluindo visita e uma prova de Vinhos Verdes.

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Ponte de Lima

Morreu o homem “mais velho” do Minho aos 106 anos

Poucas horas mais tarde, morreu, também, o homem mais velho do mundo, no Japão

em

José Antas. Foto: José Costa Lima (2016) / Direitos Reservados

José Antas, de Cabração, Ponte de Lima, morreu este sábado à noite aos 106 anos.

Zezinho da Bemposta, como era conhecido, nasceu a 29 de junho de 1912, e era considerado a pessoa mais velha da região, no âmbito da iniciativa A pessoa mais velha do Minho, lançada pelo jornal O MINHO no ano passado.

José Antas viveu 106 anos, 6 meses, e 19 dias. Foto: Divulgação

O funeral do centenário é esta segunda-feira, às 10:30 da manhã.

Poucas horas depois da morte de José Antas, morreu o homem mais velho do mundo, aos 113 anos em sua casa, numa pousada com fontes termais, no norte do Japão.

Masazo Nonaka foi certificado no ano passado como o homem mais velho do mundo. Foto: DR

A família informou que Masazo Nonaka morreu na madrugada deste domingo enquanto dormia em casa, em Ashoro, na ilha de Hokkaido, no norte do Japão.

Os seus familiares disseram ainda que Nonaka morreu pacificamente, de causas naturais.

Em Portugal e no Mundo

Segundo dados oficiais, a pessoa mais velha de sempre foi o francês Jeanne Calment, que viveu 122 anos e 164 dias, entre 1875 e 1997.

Na lista das pessoas com maior longevidade de sempre, aparece uma portuguesa. Maria de Jesus, de Ourém, distrito de Santarém, foi a 36.ª do mundo a viver mais anos. Viveu 115 anos e 114 dias, entre 10 de setembro de 1893 e 02 de janeiro de 2009.

As pessoas que atingem os 110 anos de idade são designadas de supercentenárias.

Continuar a ler

Ponte de Lima

TAC do Hospital de Ponte de Lima não funciona desde outubro. CDS quer saber porquê

Hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, está desde outubro de 2018 sem equipamento de Tomografia Axial Computorizada (TAC)

em

Numa pergunta enviada ao Ministério da Saúde, a deputada do CDS Ilda Araújo Novo questiona a Ministra da Saúde sobre por que motivo não foi ainda totalmente montado o equipamento de TAC do Hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima.

Hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima. Foto: DR

De acordo com notícias vindas a público, o Hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, que integra a Unidade Local de Saúde do Alto Minho E.P.E., está desde outubro de 2018 sem equipamento de Tomografia Axial Computorizada (TAC).

Assim, e de acordo com as mesmas notícias, os doentes urgentes estarão a ser encaminhados para o Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo (que integra a mesma ULS).

A deputada quer também saber quais os tempos de espera atuais para a realização destes exames tanto no Hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, como no Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, que medidas pretende a ministra tomar, de imediato, para resolver este problema e, ainda, em que Hospitais do SNS, e há quanto tempo, os equipamentos de TAC estão avariados e/ou obsoletos e a precisar de reparação ou substituição.

O aparelho de TAC que em outubro estava avariado já terá sido substituído por outro, usado, mas que não resolveu o problema uma vez que, apesar de estar montado e tecnicamente pronto para funcionar, não pode ainda ser utilizado por faltar colocar placas de chumbo que visam impedir a passagem de radiação.

“Perante todos estes factos, o Grupo Parlamentar do CDS entende ser da maior pertinência obter um esclarecimento por parte da Ministra da Saúde, uma vez que entendemos ser insustentável e injustificável que os hospitais do SNS continuem com os seus equipamentos para a realização de MCDT avariados e continuem sem autorização das Finanças para os reparar e/ou substituir”, assinala o partido numa nota enviada a O MINHO.

Continuar a ler

Ponte de Lima

Ponte de Lima recorda ex-presidente do Brasil com exposição e palestra

Evocado centenário da morte de Francisco de Paula Rodrigues Alves de ascendência limiana

em

O Município de Ponte de Lima vai assinalar o centenário da morte de Francisco de Paula Rodrigues Alves (1919-2019) com uma exposição evocativa da vida e percurso político desta notável figura, de ascendência limiana, que foi duas vezes Presidente da República do Brasil.

Intitulada “Presidente Francisco de Paula Rodrigues Alves: Legado e memórias de um filho de limianos no Brasil”, a mostra de tributo – patente ao público na varanda interior da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima de 16 de janeiro a 30 de abril de 2019 – possibilitará aos visitantes o contacto com informação, fotografias e documentação alusivas a este distinto advogado e notável político, que conseguiu alcançar nobres cargos e exercer funções como Vereador, Deputado, Conselheiro do Império, Ministro, Senador e Presidente da República do Brasil.

Associada à exposição dinamizar-se-á uma palestra intitulada “Brasileiros” de Ponte de Lima: histórias de afortunados no Brasil e de beneméritos em Portugal” orientada pela Professora Doutora Alexandra Esteves, a realizar no dia 16 de janeiro, pelas 18h30, no auditório da Biblioteca Municipal.

Continuar a ler

Populares