Embaixador do Brasil pediu reunião com secretário de Estado da Presidência sobre deportações

AIMA vai começar a notificar 4.574 estrangeiros
Embaixador do brasil pediu reunião com secretário de estado da presidência sobre deportações
Foto: Lusa

O embaixador do Brasil em Portugal disse hoje à Lusa que solicitou uma reunião com o secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo de Freitas, para falar sobre a deportação de imigrantes brasileiros.

“Já solicitei reunião com o secretário [de Estado] Rui Armindo de Freitas”, afirmou Raimundo Carreiro em resposta a questões colocadas pela Lusa.

Na segunda-feira, o Público Brasil avançou que o embaixador do Brasil em Lisboa iria pedir uma reunião com o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, António Leitão Amaro, para obter mais informações sobre o processo de expulsão de cerca de 18 mil imigrantes do país.

Hoje, Raimundo Carreiro disse à Lusa que formalizou o pedido ao secretário de Estado da Presidência.

Segundo aquela publicação, o diplomata reafirmou que, de acordo com as informações transmitidas pelas autoridades portuguesas, o número de brasileiros na lista para serem deportados “é residual”, apesar de a comunidade brasileira ser a maior entre os estrangeiros que vivem em território português, ultrapassando 550 mil.

A Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA) vai começar a notificar 4.574 cidadãos estrangeiros, na próxima semana, para abandonarem o país voluntariamente em 20 dias, confirmou a 03 de maio o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.

“O Governo foi informado esta semana pela AIMA que está a emitir 4.574 notificações para abandono de território nacional de cidadãos estrangeiros em situação ilegal”, afirmou o ministro da Presidência, em declarações aos jornalistas, na sede do Governo, em Lisboa.

De acordo com o governante, trata-se do primeiro grupo de imigrantes notificado de um total de 18.000 indeferimentos.

As declarações de Leitão Amaro surgiram depois de o Jornal de Notícias (JN) ter noticiado que mais de 4.000 imigrantes teriam de sair do país.

“Na verdade, o que temos pela frente são essas cerca de 18 mil notificações para abandono do território nacional”, sublinhou no sábado.

Leitão Amaro alertou que é “o primeiro conjunto de decisões” da AIMA e que ainda há “outros 110 mil processos”, referindo que “a maior parte será deferida”, mas haverá “provavelmente também mais indeferimentos e mais notificações para abandono do território nacional”.

“Esta informação confirma que a política de imigração em Portugal passou a ser de imigração regulada, que as regras de imigração são para cumprir. O incumprimento tem consequências e, nestes casos, tratam-se de situações que violam as regras portuguesas e europeias para estar em território nacional”, salientou.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Nova ponte em viana do castelo já ganha forma

Nova ponte em Viana do Castelo já ganha forma

Próximo Artigo
História esquecida de aldeia transmontana bombardeada pelo fascismo estreia em barcelos

História esquecida de aldeia transmontana bombardeada pelo fascismo estreia em Barcelos

Artigos Relacionados