A freguesia de Aboim da Nóbrega, em Vila Verde, vai recriar a malhada de centeio tradicional, este sábado, às 15:00, na Eira da Pena, no Lugar de Zebreiro.
A iniciativa está inserida na programação “Na Rota das Colheitas” do Município de Vila Verde.
“Homens e mulheres assumem os papéis típicos desta tarefa ancestral, recriando com autenticidade as diferentes fases do trabalho, desde a disposição do centeio até à recolha das sementes”, refere a autarquia em comunicado.
De acordo com a mesma fonte, “o ambiente será animado com música popular, cantares e danças tradicionais, com destaque para a atuação do rancho local. No final, como manda a tradição, há merenda comunitária, partilhada por todos, com iguarias regionais como pataniscas, broa caseira, presunto e o indispensável vinho verde”.
A Câmara de Vila Verde salienta que “a Malhada do Centeio tem vindo a afirmar-se como um momento alto do evento Na Rota das Colheitas, atraindo não só a população local e os emigrantes que regressam por esta altura do ano, como também turistas estrangeiros, sobretudo alemães e belgas. Para os mais velhos, é um reencontro com as memórias do passado; para os mais novos, uma oportunidade de aprender os saberes da terra e valorizar a herança rural minhota”.
A entrada é gratuita.