Em seis meses, Continente doou mais de 870 mil euros em alimentos no distrito de Braga

Produtos excedentes que não podiam ser vendidos
Foto: Divulgação

A Missão Continente doou mais de 872 mil euros em bens alimentares e não alimentares a 70 instituições de solidariedade social e apoio a animais do distrito de Braga, no primeiro semestre de 2024. 

Estes dados foram divulgado hoje pelo Continente no contexto das comemorações do Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, celebrado a 29 de setembro.

No total, a Missão Continente doou cerca de 15 milhões de euros em bens alimentares e não alimentares a 1071 instituições de solidariedade social e apoio a animais em todo o país.

Só em excedentes alimentares esse apoio totalizou mais de 14 milhões de euros, o equivalente a mais de 4 milhões de refeições salvas.

Os artigos alimentares doados são considerados excedentes quando “perdem o seu caráter comercial, mas preservam todas as condições necessárias de consumo seguro, evitando o desperdício alimentar numa lógica de economia circular”.

Estes incluem produtos frescos como fruta, legumes mercearia e artigos de padaria, entre outros bens alimentares, bem como, bens não alimentares. Estas doações ocorrem durante todo o ano, abrangendo as mais de 350 lojas Continente, localizadas de norte a sul do território continental e arquipélagos.

“Desde sempre, a Missão Continente colabora diariamente com instituições de solidariedade social e associações de bem-estar animal, doando os seus excedentes alimentares. Este compromisso não só fortalece as parcerias locais, como apoia quem mais precisa, contribuindo diretamente para a prevenção do desperdício alimentar e para a promoção de um consumo mais sustentável. Estas ações refletem o nosso alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, como a erradicação da pobreza (ODS 1) e a promoção de padrões de produção e consumo responsáveis (ODS 12), criando um impacto positivo e duradouro nas comunidades onde estamos inseridos.”, explica Nádia Reis, diretora de Brand Responsibility do Continente.

Em comunicado, o Continente lembrou que dedicou esta semana à sustentabilidade, através da sensibilização dos trabalhadores, clientes e parceiros, para promover a “adoção de comportamentos mais sustentáveis, posicionando-se também como uma marca ativa no combate ao Desperdício Alimentar”.

“Para esse efeito destacou alguns dos projetos que tem vindo a desenvolver ao longo dos anos para combater esta problemática junto dos consumidores, como por exemplo a Gama Zero Desperdício, as Etiquetas Cor de Rosa, as Caixas Zero Desperdício, ou ainda as Magic Boxes em parceria com a Too Good To Go. Complementarmente, destaca a plataforma digital “Feira do Desperdício”, criada em 2023 pelo Clube de Produtores Continente, que estabelece pontes entre produtores e potencia a possibilidade de dar uma segunda vida aos excedentes gerados pela produção”, referiu a marca do grupo Sonae.

E acrescentou: “A preocupação com a sustentabilidade faz parte do Continente há vários anos, estando profundamente enraizada no ADN da empresa. Deste modo, o Continente assume um papel ativo na sensibilização sobre esta questão ao longo de toda a cadeia de valor, desde o apoio aos produtores até às iniciativas dirigidas aos consumidores finais”.

A Missão Continente representa todas as iniciativas de responsabilidade social do Continente, atuando há mais de 20 anos nos eixos alimentação, pessoas e planeta, querendo assim “contribuir para um futuro mais sustentável”.

 
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