Partilhar as histórias da comunidade famalicense através da dança contemporânea foi o desafio abraçado pela Intranzyt Cia.®️ que, ao longo dos últimos meses, desenvolveu um espetáculo inédito, inspirado nas vivências de cerca de duas dezenas de cidadãos das freguesias de Pousada de Saramagos, Joane, Mogege e Vermoim.
O espetáculo “Um Corpo de Hi(es)stórias” tem estreia marcada para este sábado, às 18:00, no Teatro Narciso Ferreira, com entrada gratuita.
“O corpo tem histórias, as pessoas têm histórias — partimos daí”, destaca Vasco Macide, da Intranzyt Cia.®️, responsável pela direção artística deste projeto de cocriação comunitária em dança contemporânea, citado em comunicado.
“Pedi a cada participante uma história pessoal, anónima e não identificada. Recebemos relatos de vida muito duros (…) que mexeram bastante comigo”, partilha Vasco Macide.
“O primeiro texto que escrevi era dramático, muito escuro”, o que o levou a repensar a abordagem e a procurar um registo “trágico-cómico”, capaz de transmitir a dureza das histórias de forma mais leve e simbolicamente distanciada do seu peso emocional.
A especificidade dos participantes revelou-se também um desafio. “Houve muitos movimentos que experimentámos e que não funcionaram (…) outros que tivemos de adaptar à mobilidade e à funcionalidade física das participantes”, sublinha o coreógrafo.
Um dos principais objetivos do projeto foi precisamente a inclusão de pessoas socialmente desfavorecidas, com deficiência, limitação física ou em situação de isolamento, bem como da população sénior.
“Eu gosto, é divertido”, afirma Olívia Cunha, 65 anos, residente em Joane, sobre os ensaios de “Um Corpo de Hi(es)stórias”.

“Dá para nos divertirmos (…) é uma oportunidade de sair de casa e experimentar coisas novas”, acrescenta.
Nunca tinha feito dança contemporânea, mas aceitou o desafio com entusiasmo e mostra-se disponível para continuar. “Se der para continuar, sim”, exclama a joanense.
Refira-se que “Um Corpo de Hi(es)stórias” é um projeto comunitário que decorreu entre março e maio de 2025, com direção artística da Intranzyt Cia.®️ (Molécula Fértil Associação) e promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão no âmbito do programa “Há Cultura 2024-2027”, em coprodução com o Teatro Narciso Ferreira e em parceria com a Comissão Social Inter-Freguesias de Pousada de Saramagos, Joane, Mogege e Vermoim. É cofinanciado pela União Europeia, através do Programa Regional NORTE 2030.