Em Esposende, os alunos com necessidades especiais também praticam desporto

Canoagem, natação, equitação e futebol
Foto: CM Esposende

O Município de Esposende tem em curso, de novembro até ao final do presente ano letivo, o programa desporto para todos que envolve 111 crianças com necessidades educativas especificas, anunciou hoje a autarquia.

Os alunos, frequentadores dos agrupamentos de escolas do concelho e da APPACDM participam num amplo programa de atividades que inclui Canoagem Adaptada, Equitação Terapêutica, Natação, Hidroterapia e Futebol.

De acordo com a autarquia, o desporto é uma atividade “claramente inclusiva, onde a população com necessidades especificas encontra o seu espaço de integração e de
superação”.

A Câmara Municipal de Esposende, através do programa Desporto para todos, disponibiliza um conjunto de práticas desportivas que pretendem “ir ao encontro dos alunos com necessidades educativas especificas”.

O programa é direcionado para crianças e jovens do concelho de Esposende, que frequentam os estabelecimentos da rede pública, desde a Educação Pré-Escolar até ao Ensino Secundário, bem como os utentes do núcleo de Marinhas da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental).

A Canoagem Adaptada é proporcionada como um “método terapêutico e educacional, na intervenção com alunos cujas características exigem uma abordagem direcionada para as suas necessidades”.

Já a Equitação com Fins Terapêuticos é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo como coterapeuta na intervenção com pessoas com necessidades especiais ou com indivíduos portadores de deficiências, cujas “características exigem uma abordagem própria”.

Foto: CM Esposende

No que se refere à Natação e Hidroterapia, sabe-se que a realização de atividades no meio aquático “facilita a aquisição de novas competências fundamentais para o desenvolvimento harmonioso das crianças e dos jovens”.

A Natação pretende adaptar o indivíduo à água utilizando técnicas de aprendizagem e aperfeiçoamento (adaptados a cada situação), normalmente utilizadas na natação educativa, mas modificadas com a finalidade essencialmente terapêutica.

A modalidade de Futebol é direcionada para alunos com espectro do autismo, tendo como lema “No Futebol Não há Barreiras, há Balizas”.

Foto: CM Esposende

O Programa Desporto Para Todos resulta de um trabalho em rede que envolve várias entidades, para a além dos agrupamentos de escolas conta com a participação da Associação Rio Neiva, Clube Hípico de Norte, Centro Hípico Quinta do Vau (Equivau), Esposende 2000 EM e Forjães Sport Clube e resulta num investimento da parte do município superior a 30 mil euros.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x