Arquivo

Em Barcelos, Rui Tavares questiona: “Ter um Estado Social agora é radical?”

Legislativas 2025
Em barcelos, rui tavares questiona: “ter um estado social agora é radical? "
Foto: Lusa

O porta-voz do Livre Rui Tavares acusou hoje a Iniciativa Liberal (IL) de defender coisas “verdadeiramente radicais” e de ser “extremista” por querer rever a Constituição.

“E é esse extremismo que nós vemos analisando o projeto de revisão constitucional da IL que inclui coisas como revogar onde há consagração constitucional dos direitos dos consumidores, de representação dos trabalhadores, de necessidades de ter um serviço público de rádio e televisão e tantas outras coisas que são verdadeiramente radicais”, criticou.

À margem de uma visita à Feira de Barcelos, o dirigente do Livre voltou a criticar a IL, algo que tem sido diário, dizendo que as alterações propostas são “verdadeiramente radicais” porque são consensos em que ninguém mexeu durante 50 anos em Portugal.

“Nós não queremos nada de recuar no Estado Social, mas queremos inovar nas políticas que trazem, de facto, bem-estar às pessoas, qualidade de vida, transportes públicos e acesso à educação. Ainda há muito para fazer e esse muito que há para fazer torna a nossa economia e a nossa sociedade mais dinâmica e produz mais riqueza”, sublinhou.

Em sua opinião, tem havido da parte de uma direita que se tem se estado a radicalizar uma tentativa de tentar caricaturar posições que são as posições do património europeu como é ter um Estado Social.

“Ter um Estado Social agora é radical? Só se for para o Rui Rocha”, disse.

Na segunda-feira, o líder da Iniciativa Liberal afirmou que, 51 anos após o 25 de Abril, é preciso rever a Constituição, considerando que é tempo de retirar da lei fundamental a menção de “caminho para uma sociedade socialista”.

O líder da IL aludia ao preâmbulo da Constituição da República em que se lê que a Assembleia Constituinte afirma a decisão do povo português de “abrir caminho para uma sociedade socialista, no respeito da vontade do povo português, tendo em vista a construção de um país mais livre, mais justo e mais fraterno”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Livre defende que investimento em defesa não pode ser feito à custa do estado social

Livre defende que investimento em defesa não pode ser feito à custa do Estado Social

Próximo Artigo
Uminho mais perto de descobrir medicamento para doença rara e ainda sem tratamento

UMinho mais perto de descobrir medicamento para doença rara e ainda sem tratamento

Artigos Relacionados