Seguir o O MINHO
[the_ad id='438601']

Braga

Elevador do Bom Jesus de Braga em destaque na revista National Geographic

Dentro de meses faz 140 anos

em

Foto: Wikicommons

A edição do mês de agosto da revista National Geographic – Portugal apresenta uma peça sobre o funicular do Bom Jesus de Braga, numa abordagem que visa explicar aos leitores o funcionamento desta peça de arqueologia industrial.

A infografia apresenta ao pormenor o funcionamento do funicular. Sendo fiel a todos os pormenores técnicos, permite ao leitor adquirir um conhecimento único do modo de funcionamento do funicular. 

O presidente da Confraria do Bom Jesus, Mário Martins, citado em comunicado, mostrou-se muito satisfeito pelo interesse da revista no elevador do Bom Jesus, a poucos meses da celebração do 140.º aniversário da inauguração do funicular.

O presidente da confraria revelou que a confraria do Bom Jesus está a preparar um programa especial para celebrar os 140 anos do funicular do Bom Jesus.

“Trata-se de um momento histórico que deve ser comemorado com a devida dignidade. A este respeito podemos adiantar que temos um programa em elaboração e que está aberto à participação de todos, ficando, desde já, o convite à apresentação de ideias (atividades) para incluir no respetivo programa”, acrescenta.

“Este museu vivo conhecido em todo o mundo continua a destacar-se, refere o presidente da confraria, não só por ser o mais antigo do mundo em funcionamento neste sistema de contrapeso de água, mas porque continua a ser um meio de transporte 100% sustentável”, conclui.

É também intenção da Confraria realizar algumas obras de requalificação do apeadeiro inferior do funicular.

EM FOCO

Populares