Seguir o O MINHO

Ave

Elementos da VMER de Famalicão transportaram andor em Fátima

Religião

em

Foto: via Cidade Hoje

Uma promessa feita por dois dos elementos do INEM afetos à VMER de Famalicão levou a que todos os colegas participassem de celebrações em Fátima.


Os 17 profissionais de saúde transportaram o andor com a imagem da Senhora de Fátima naquele santuário, de forma a cumprir a promessa dos operacionais.

De acordo com o portal da Rádio Cidade Hoje, este gesto “teve como finalidade agradecer toda a proteção divina que o grupo tem recebido durante este ano pandémico, e acontece no momento em que a VMER está a comemorar o seu 11º aniversário”.

Anúncio

Guimarães

Cemitério em Guimarães com cruz gigante de flores em memória dos que já partiram

Dia de Todos os Santos

em

Foto: Facebook de Junta de Freguesia de Ponte

O cemitério da freguesia de Ponte, em Guimarães, tem agora uma cruz gigante de flores com velas para homenagear os que já partiram.

O adereço foi instalado esta sexta-feira pela Junta de Freguesia de Ponte, de forma simbólica, para ficar patente durante o fim de semana em que a Igreja Católica celebra o Dia dos Finados e de Todos os Santos, em memória dos defuntos e dos santos e mártires.

Através das redes sociais, a autarquia dá nota de que este gesto “singelo” tem como finalidade “homenagear a memória dos nossos entes queridos que já partiram, num trabalho decorativo para o qual contou com o engenho e o contributo da florista Arte Bruna”, destaca a publicação.

Por determinação da comissão de proteção civil de Guimarães, após reunião de emergência, todos os cemitérios do concelho, incluíndo o de Ponte, estarão encerrados no sábado e no domingo, face ao aumento de contágios de covid-19.

Continuar a ler

Ave

Homem em estado grave após atropelamento em Fafe. Condutor em fuga

EN 207

em

Foto: Ivo Borges / O MINHO

Um homem de 54 anos sofreu ferimentos graves na sequência de um atropelamento ao final da tarde desta sexta-feira, em Fafe, apurou O MINHO junto do CDOS de Braga.

Pelo que foi possível apurar, o acidente ocorreu na Estrada Nacional 207, entre as freguesias de Passos e Travassós, cerca das 19;11, com o homem a ser atropelado quando seguia a pé. O condutor ter-se-à posto em fuga.

Foto: Ivo Borges / O MINHO

Foto: Ivo Borges / O MINHO

O homem foi encontrado por condutores que seguiam naquela estrada.

No local estiveram os Bombeiros de Fafe, SIV de Fafe e VMER de Guimarães.

A vítima foi encaminhada para o Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães.

A GNR de Fafe registou a ocorrência.

Continuar a ler

Ave

Professora de Famalicão vence menção honrosa entre os melhores do país

Global Teacher Prize Award

em

Foto: Divulgação / CM Famalicão

Ana Mendes, professora no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, em Famalicão, venceu hoje uma menção honrosa no prémio Global Teacher Prize Portugal 2020, pela “sustentabilidade social” patente nas suas aulas.

A docente, com 26 anos de serviço educativo, tem a seu cargo as disciplinas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e também Educação Ambiental, esta última aplicada a alunos com necessidades especiais.

Em entrevista ao portal Educris, Ana Mendes explica que se fez professora de EMRC depois de ter passado boas experiências com professoras, tanto no ensino primário como no secundário.

Ensinar é uma “missão” para a docente, que quer “ajudar os alunos a refletir sobre o mundo que os rodeia”, sem esquecer o “dado ético-moral com pano de fundo”, de forma a ajudar a formar “cidadãos mais comprometidos com a sociedade e mais fraternos”.

O prémio que agora recebe deve-se ao projeto desenvolvido junto de alunos com necessidades especiais, no agrupamento de escolas de Famalicão.

“Estava na escola e fui-me fazendo próxima das necessidades da comunidade educativa. A Educação ambiental surgiu através do projeto Eco-Escola numa altura em que a própria autarquia permitiu muita formação na área da agricultura biológica, cultura do linho ou a poda”, explicou ao portal Educris.

“Convidámos os pais e os avós a virem à escola para apresentarem o seu conhecimento acerca dos temas e trabalhamos, com os alunos em projetos para que possam ser protagonistas da sua própria aprendizagem. Quando o aluno realiza, quando faz, nunca mais esquece”, assegurou à mesma fonte.

Embora não tenha vencido o principal prémio, Ana Mendes traz reconhecimento deste concurso, que motivou até elogios por parte do presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha: “É uma nomeação que enche Famalicão de orgulho e que demonstra o quão inspiradores são os nossos professores”, escreveu o autarca no Facebook.

O Global Teacher Prize Portugal contou com seis finalistas que concorreram a um prémio de 30 mil euros. Consiste em premiar professores “inovadores” e o dinheiro é para aplicar em “projetos pedagógicos”.

A vencedora da edição deste ano foi Sónia Moreira, de Gaia.

Continuar a ler

Populares