Eleitores de Lula da Silva residentes em Braga organizam “Comboião da Democracia” para votarem no Porto

Grupo espera 150 pessoas

Um grupo de apoiadores de Lula da Silva, candidato à presidência do Brasil, reuniu-se para ir junto ao Porto no próximo domingo para participar nas eleições. O MINHO procurou iniciativas semelhantes de eleitores de outros presidenciáveis, mas para já não encontrou.

A organização espera cerca de 150 pessoas para irem juntas no “Comboião da Democracia” das 10:39 de Braga rumo à estação de São Bento.

“Queremos sensibilizar a comunidade brasileira para a importância do voto. Mesmo morando em outro país, tudo que acontece no Brasil afeta diretamente as nossas vidas e a dos nossos familiares. O nosso voto aqui tem o poder de mudar a realidade brasileira e a dos nossos entes queridos” afirma Lucas de Freitas, gestor da produtora Disque.PT, que em abril realizou uma força-tarefa que ajudou 40 brasileiros residentes em Braga a transferirem seus títulos de eleitor do Brasil para poderem votar em Portugal.

“A nova onda de imigração do Brasil com destino à Portugal é resultado da atual realidade socioeconômica brasileira. Essas ações de incentivo à participação na vida política simbolizam a união e uma consciência da comunidade imigrante que reside em Braga e no Porto”, disse Lucas.

Ao ser questionado se eleitores de outros candidatos à presidência do Brasil eram bem-vindos, Lucas afirma que trata-se mesmo de um grupo de apoiadores de Lula da Silva e que, por segurança, é melhor não haver “mistura”.

“A nossa preocupação é com o aumento de episódios de violência no Brasil, algumas pessoas relataram medo em irem sozinhas ou medo em se identificarem”, disse o brasileiro de 27 anos que vive em Braga há dois.

A produtora também está a organizar o “Happy Hour da Apuração”, que vai decorrar no Ferro Bar, na cidade do Porto, a partir das 18:00. O evento contará com DJs, serviços de bar e alimentação, colectivos e associações do Porto, esperando reunir mais de 500 brasileiros.

Em Portugal é possível votar em Faro, Lisboa e no Porto, onde a maioria dos eleitores brasileiros do Norte deverão comparecer no próximo domingo ao Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

Poucos dias antes de os brasileiros votarem, o ex-presidente Lula da Silva continua liderando as mais recentes sondagens com cerca de 47% das intenções de voto.

Por sua vez, Bolsonaro tem cerca de 33% das intenções de voto e sua equipa de campanha espera inverter a situação hoje durante o último debate eleitoral televisivo, no qual também participarão Ciro Gomes e Simone Tebet, que são respetivamente o terceiro e a quarta colocada nas sondagens da corrida eleitoral.

Às presidenciais brasileiras concorrem 11 candidatos: Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes, Simone Tebet, Luís Felipe D’Ávila, Soraya Tronicke, Eymael, Padre Kelmon, Leonardo Pericles, Sofia Manzano e Vera Lúcia.

As eleições presidenciais no Brasil têm a primeira volta marcada para 02 de outubro e a segunda, caso seja necessária, para 30 de outubro.

Além do cargo de Presidente e vice-presidente, estão em jogo os governos dos 27 estados do país, a renovação completa da Câmara dos Deputados, a renovação parcial do Senado e das assembleias legislativas estaduais.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x