Eleitores de Lula da Silva residentes em Braga organizam “Comboião da Democracia” para votarem no Porto

Grupo espera 150 pessoas

Um grupo de apoiadores de Lula da Silva, candidato à presidência do Brasil, reuniu-se para ir junto ao Porto no próximo domingo para participar nas eleições. O MINHO procurou iniciativas semelhantes de eleitores de outros presidenciáveis, mas para já não encontrou.

A organização espera cerca de 150 pessoas para irem juntas no “Comboião da Democracia” das 10:39 de Braga rumo à estação de São Bento.

“Queremos sensibilizar a comunidade brasileira para a importância do voto. Mesmo morando em outro país, tudo que acontece no Brasil afeta diretamente as nossas vidas e a dos nossos familiares. O nosso voto aqui tem o poder de mudar a realidade brasileira e a dos nossos entes queridos” afirma Lucas de Freitas, gestor da produtora Disque.PT, que em abril realizou uma força-tarefa que ajudou 40 brasileiros residentes em Braga a transferirem seus títulos de eleitor do Brasil para poderem votar em Portugal.

“A nova onda de imigração do Brasil com destino à Portugal é resultado da atual realidade socioeconômica brasileira. Essas ações de incentivo à participação na vida política simbolizam a união e uma consciência da comunidade imigrante que reside em Braga e no Porto”, disse Lucas.

Ao ser questionado se eleitores de outros candidatos à presidência do Brasil eram bem-vindos, Lucas afirma que trata-se mesmo de um grupo de apoiadores de Lula da Silva e que, por segurança, é melhor não haver “mistura”.

“A nossa preocupação é com o aumento de episódios de violência no Brasil, algumas pessoas relataram medo em irem sozinhas ou medo em se identificarem”, disse o brasileiro de 27 anos que vive em Braga há dois.

A produtora também está a organizar o “Happy Hour da Apuração”, que vai decorrar no Ferro Bar, na cidade do Porto, a partir das 18:00. O evento contará com DJs, serviços de bar e alimentação, colectivos e associações do Porto, esperando reunir mais de 500 brasileiros.

Em Portugal é possível votar em Faro, Lisboa e no Porto, onde a maioria dos eleitores brasileiros do Norte deverão comparecer no próximo domingo ao Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

Poucos dias antes de os brasileiros votarem, o ex-presidente Lula da Silva continua liderando as mais recentes sondagens com cerca de 47% das intenções de voto.

Por sua vez, Bolsonaro tem cerca de 33% das intenções de voto e sua equipa de campanha espera inverter a situação hoje durante o último debate eleitoral televisivo, no qual também participarão Ciro Gomes e Simone Tebet, que são respetivamente o terceiro e a quarta colocada nas sondagens da corrida eleitoral.

Às presidenciais brasileiras concorrem 11 candidatos: Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes, Simone Tebet, Luís Felipe D’Ávila, Soraya Tronicke, Eymael, Padre Kelmon, Leonardo Pericles, Sofia Manzano e Vera Lúcia.

As eleições presidenciais no Brasil têm a primeira volta marcada para 02 de outubro e a segunda, caso seja necessária, para 30 de outubro.

Além do cargo de Presidente e vice-presidente, estão em jogo os governos dos 27 estados do país, a renovação completa da Câmara dos Deputados, a renovação parcial do Senado e das assembleias legislativas estaduais.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Fisco publica quarto alerta de segurança em setembro

Próximo Artigo

Marcelo felicita os medalhados portugueses nos mundiais de Ponte de Lima (e são todos do Minho)

Artigos Relacionados
x