Seguir o O MINHO

Ponte de Lima

Elegância do cavalo lusitano volta a abrilhantar gala de abertura da Feira do Cavalo em Ponte de Lima

em

Gala de Abertura da Feira do Cavalo de Ponte de Lima, na Expolima. Foto: DR/Arquivo

A tradicional gala da Feira do Cavalo de Ponte Lima, que este ano se realiza entre 28 de junho e 01 de julho, volta a abrilhantar a noite de abertura, esta quinta-feira, a partir das 22:00 horas, num “espetáculo único, que recria uma noite passada na corte portuguesa do séc. XVIII, onde mostra a elegância do cavalo lusitano”, levado a cabo pela Escola Portuguesa de Arte Equestre.

“Os cavaleiros envergam traje de gala, e os cavalos, de raça Lusitana de Alter Real, apresentam-se
entrançados com trança à portuguesa, de três pontas, e enfitados com fitas de seda, sela à portuguesa coberta de pele de anta ou camurça, desenvolvendo exercícios característicos do período barroco, como os “ares altos” e os “jogos da corte”, torneios praticados entre os séculos XVIII e XIX, em ocasiões festivas”, adianta a organização.

O cartaz da Feira do Cavalo de Ponte de Lima (à direita) é apresentado, todos os anos, em novembro, durante a Feira Nacional do Cavalo, na Golegã. Foto: Divulgação

A Feira do Cavalo, que vai na sua 12.ª edição, atrai a Ponte de Lima criadores nacionais e internacionais, vindos da China, República Dominicana, Espanha, França, entre outros.

Ao longo dos anos o evento tem-se afirmado como uma referência no panorama equestre nacional, logo a seguir à tradicional Feira Nacional do Cavalo, da Golegã, com quem mantém uma parceria.

Picadeiro principal, na Expolima. Foto: DR/Arquivo

Este ano, a Feira do Cavalo de Ponte de Lima, que tem como diretor-executivo Filipe Pimenta, um dos maiores entusiastas do Cavalo Lusitano em Portugal, recebeu a distinção de “Evento do Ano”, nos prémios Alto Minho Business Awards 2017, do CEVAL.

Na abertura oficial do evento, na sexta-feira, a partir das 17:00 horas, estará presente o Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo.

Para além dos eventos equestres, as noites da Expolima são animadas com música e DJ’s, ao ar livre. Foto: Divulgação

O programa completo e outras informações de interesse estão disponíveis no site oficial em feiradocavalo.pt.

Populares