Numa altura em que se aproxima as férias e as respetivas viagens, o site da associação intermunicipal luso-galaica Eixo Atlântico do noroeste peninsular passou, agora, a ter uma área de “Serviço Público” com novos conteúdos de interesse para o cidadão: informações sobre emergências, mobilidade, sistema de pagamento de portagens em Portugal, centros de ensino superior, feiras e mercados da Eurorregião Galiza–Norte de Portugal.
O organismo adiantou hoje que, através da página web, com um desenho simples e intuitivo, se pode aceder e obter informação de utilidade como é o caso do número das emergências, o 112, comum a toda a União Europeia, além de vários outros países. Um número a que se pode ligar mesmo sem conhecer o pin do telemóvel que se está a usar e inclusivamente se este se encontrar bloqueado.
Na secção de Mobilidade do “Serviço Público”, o cidadão, galego ou português, encontra informação sobre aviões e comboios e sobre as centrais de camionagem da eurorregião. Também conta com informação simples sobre como utilizar as autoestradas com arcos de Portugal e onde se situam as cabines os sistemas de pagamento nos dois pontos de acesso na Galiza que se podem utilizar para isso, Viana do Castelo, pela costa e Chaves, pelo interior.
A secção conta, ainda, com informação dos centros de ensino superiores, públicos e privados, tanto da Galiza, como de Portugal.
Por último, o “Serviço Público” disponibiliza uma lista de feiras e de mercados da euro região, ordenados por dias da semana e segregados, indicando quer os de carácter generalista, quer os especializados.