O Concurso Nacional de Teatro Ruy de Carvalho (CONTE) contou, nesta edição, com nove companhias, 81 atores acompanhados por 98 técnicos e assistentes, diante de um público de 590 espectadores. No sábado, foram entregues os prémios aos vencedores, no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, com Paula de Carvalho a vencer o “Prémio Prestigio”.
De acordo com a autarquia, estes números atestam a “força do teatro associativo e o papel estruturante deste concurso na dinâmica cultural do país”.
A vice-presidente e vereadora da Cultura, Fátima Moreira, que foi a anfitriã deste evento, nas palavras que dirigiu à plateia expressou que “o CONTE é muito mais do que uma competição, é uma homenagem à arte, à cultura e ao talento que, ano após ano, continua a brilhar neste palco com companhias que vêm de todo o país”.
Da Fundação Inatel esteve presente Eduarda Marques, vice-presidente e da Federação Portuguesa de Teatro (FTA), Valdemar Mota.
Estas duas entidades são as parceiras do Município na organização do CONTE, para a qual também contribuiu o Grupo Cénico Povoense.
Ruy de Carvalho, patrono do CONTE esteve representado na Gala do passado sábado pela filha Paula Carvalho, a quem foi atribuído o “Prémio Prestígio Personalidade Inatel”.
Coincidindo esta gala com o Dia da Mulher, a vice-presidente da Câmara Municipal referiu: “Neste dia especial, queremos homenagear não apenas o percurso e a entrega da Paula de Carvalho, mas também de todas as mulheres que, através da arte, da cultura e do seu talento, inspiram e transformam o mundo”.
Nesta oportunidade, a responsável do executivo agradeceu “de forma muito especial, a todas as pessoas da Póvoa de Lanhoso que continuam a fazer teatro, mantendo viva esta forma de arte tão essencial para a nossa identidade cultural”.
“O vosso trabalho e persistência são inspiradores. Ao Grupo Cénico, ao recém criado grupo de criação Teatro Experimental Maria, às turmas de formação das oficinas do Theatro Club e todas as pessoas que fazem teatro, o nosso reconhecimento e a certeza que terão na autarquia um parceiro. Contem sempre com o nosso apoio”, disse ainda, citada em comunicado enviado a O MINHO.
Os galardões aos vencedores foram entregues no sábado, no Theatro Club:
MELHOR DESENHO DE LUZ – Prémio “Orlando Worm”
Grupo Mérito Dramático Avintense “Inferno” André Teixeira
MELHOR SONOPLASTIA
Pateo das Galinhas “De o Doido e a Morte” Rubi 8Hz
MELHOR CENOGRAFIA – Prémio “João Barros”
Re-Criar Grémio Dramático Povoense “Vermes ” Daniel Gonçalves
MELHOR GUARDA-ROUPA
ARCA – Associação Recreativa de Aveleda “O Ginjal” – Mariana Chilro e Albina Silva
Menção honrosa: CONTACTO “Casa de Bonecas” Isilda Margarida e Daniela Fula
MELHOR INTERPRETAÇÃO SECUNDÁRIA FEMININA
Pateo das Galinhas “De o Doido e a Morte” – Lígia Bugalho
MELHOR INTERPRETAÇÃO SECUNDÁRIA MASCULINA
Pateo das Galinhas “De o Doido e a Morte” Fernando Romeiro
Menção honrosa: Grupo Mérito Dramático Avintense “Inferno” Hélder Sousa e Rui Madureira
MELHOR INTERPRETAÇÃO PRINCIPAL FEMININA
Grupo de Artes e Comédias “Terror e Miséria” Teresa Nogueira
Menção honrosa: Os Plebeus Avintenses “(Com)Partilha” Leonor Rodriguez
MELHOR INTERPRETAÇÃO PRINCIPAL MASCULINA
Pateo das Galinhas “De o Doido e a Morte” Fernando Lopes
Menção honrosa: Grupo Mérito Dramático Avintense “Inferno” Tiago Moura
MELHOR ENCENAÇÃO
Grupo Mérito Dramático Avintense “Inferno” Nuno Santos Cena
PRÉMIO RUY DE CARVALHO
“Inferno” – Grupo Mérito Dramático Avintense
Prémio Maria da Fonte – Júri popular
“Qual a Cor da Liberdade?”