O sorteio da qualificação europeia para o Mundial de futebol de 2026 realizou-se hoje, em Zurique, na Suíça, ditando dois caminhos possíveis para Portugal.
As equipas que, em março do próximo ano, têm que disputar os quartos de final da Liga das Nações – caso de Portugal – entraram no sorteio à condição.
Assim, no caso de vencer a Dinamarca, Portugal vai ficar alojado no Grupo F, juntamente com Hungria, República da Irlanda e Arménia.
Caso perca com a seleção nórdica, a equipa das quinas vai medir forças com a Grécia, Escócia e Bielorrússia no Grupo C.
Certo é que a equipa as ‘quinas’ irá ficar num agrupamento de quatro seleções, devendo iniciar a fase de apuramento em setembro de 2025.
Portugal vai tentar a nona presença na fase final de um Campeonato do Mundo.
De acordo com o calendário da FIFA, a fase de qualificação europeia arranca em 21 de março de 2025 e termina em 18 de novembro do mesmo ano, devendo o play-off disputar-se entre 26 e 31 de março de 2026.
Caso não consiga a qualificação direta ou o segundo lugar no futuro grupo, Portugal tem garantido um lugar na fase de play-off, assegurado pela campanha na Liga das Nações, em que venceu o Grupo A1 à frente de Croácia, Escócia e Polónia.
O Mundial2026 vai ser disputado de 11 de junho a 19 de julho, sendo coorganizado por Estados Unidos, México e Canadá.
Com Lusa