A Coligação Juntos por Braga (PSD/CDS/PPM), liderada por João Rodrigues, apresentou os onze primeiros nomes da lista à Câmara de Braga.
“Com esta equipa, unimos experiência, inovação e compromisso com as pessoas. É uma lista preparada para responder aos desafios de Braga e projetar o futuro da cidade”, sublinha João Rodrigues, em comunicado.
11 primeiros nomes da lista
- João Rodrigues – 37 anos. Licenciado em Direito e Mestre em Direito dos Negócios e da Empresa pela Universidade Católica Portuguesa, onde concluiu também uma pós-graduação em Direito Administrativo. Na Universidade de Lisboa, realizou a pós-graduação em Direito do Urbanismo e da Habitação e o Curso de Formação Política do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas. Advogado de profissão, é atualmente Presidente do Conselho de Administração da Bragahabit e preside à Assembleia Geral dos TUB. Eleito vereador em 2017, assumiu os pelouros da Gestão e Conservação do Espaço Público, Obras Municipais e Inovação e Tecnologia. Desde 2021, tutela áreas como Urbanismo, Ordenamento e Planeamento do Território, Reabilitação Urbana, Habitação, Inovação e Inteligência Urbana.
- Altino Bessa – 57 anos. Engenheiro Florestal pela Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Foi deputado à Assembleia da República nas XI e XII legislaturas, eleito pelo círculo eleitoral de Braga, com intervenção nas áreas do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local. Vereador da Câmara Municipal de Braga desde 2013, tem assumido responsabilidades em áreas como Ambiente, Alterações Climáticas, Proteção Civil, Bombeiros Municipais, Política Animal, Energia e Desenvolvimento Rural.
- Hortense Santos – 63 anos. Licenciada em Geografia pela Universidade do Porto e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa, é Diretora do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante há 26 anos. Presidente da Assembleia Municipal de Braga desde 2013, sendo a primeira mulher a exercer este cargo no concelho. Integra ainda o Conselho Geral da Associação Nacional das Assembleias Municipais.
- Rui Marques – 50 anos. Licenciado em Economia e Finanças pela Universidade Fernando Pessoa. É Diretor-Geral da Associação Empresarial de Braga desde 2012, responsável pela coordenação dos serviços e projetos de desenvolvimento empresarial. Integra conselhos consultivos da CCP e da CIP. É membro da Assembleia Municipal de Braga desde 2017.
- Luís Rodrigues – 39 anos. Licenciado e pós-graduado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Diretor da Startup Braga – o hub de inovação da InvestBraga –, onde ingressou em 2019 como Gestor de Programas, tendo contribuído para o desenho e implementação de programas de inovação, aceleração de startups e capacitação de empreendedores. Foi responsável pela estratégia de fundraising e relação com a comunidade alumni da Universidade do Minho, onde coordenou o Gabinete de Desenvolvimento, e desempenhou funções como Diretor de Comunicação e Relações Institucionais numa sociedade de gestão de patrimónios e fundos de investimento. Atualmente, é também membro do Conselho Estratégico da Startup Portugal. Enquanto estudante, foi Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, representante dos estudantes no Senado, no Conselho Geral e no Conselho de Ação Social, e membro do Conselho Consultivo da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.
- Paula Brito – 58 anos. Licenciada em Humanidades pela Universidade Católica Portuguesa. É Professora de Literatura Portuguesa, Português e Latim no Ensino Secundário desde 1991, também com experiência na gestão pedagógica e didática da língua portuguesa. Foi membro da Assembleia da União de Freguesias de S. Lázaro e S. João de Souto (2017-2021). Atualmente integra o executivo da mesma União de Freguesias.
- João Correia – 43 anos. Médico Veterinário, Mestre pelo ICBAS da Universidade do Porto. Desde 2013, exerce funções como adjunto da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, nas áreas do Desporto, Juventude, Associativismo, Participação Cívica, Recursos Humanos e Administração Municipal.
- Sofia Travassos Alcaide – 29 anos. Licenciada em Direito e Mestre em Direito dos Contratos e da Empresa pela Escola de Direito da Universidade do Minho. Advogada, é também Docente Assistente Convidada na Escola de Direito da Universidade do Minho e Investigadora no Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov). Com um percurso marcado pela participação cívica e associativa, foi Presidente da Mesa da Federação Académica de Desporto Universitário a nível nacional e, na AAUM, desempenhou funções como Presidente da Mesa da RGA e como Vice-Presidente do Departamento Pedagógico. Em 2024, foi eleita pela Assembleia da República membro suplente da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos. Atualmente, é Presidente da JSD Braga.
- Nuno Gouveia – 47 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação e em Sociologia das Organizações pela Universidade do Minho e Mestre em Marketing Estratégico e Comunicação de Ciência pela Universidade Fernando Pessoa. Foi adjunto do Ministro Miguel Poiares Maduro no Governo de Pedro Passos Coelho. Trabalhou na Rádio Universitária do Minho e na Direção Regional de Cultura do Norte. Desde 2016, é adjunto de Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, com responsabilidades na área internacional, na cooperação e em redes de cidades como a EUROCITIES e o Global Parliament of Mayors. Foi docente convidado da Porto Business School e é comentador regular da CNN Portugal sobre política norte-americana e internacional.
- Epifânia Oliveira – 37 anos. Licenciada em Filosofia e Mestre em Ensino de Filosofia e Psicologia pela Universidade do Minho. Lecionou na Universidade do Minho entre 2019 e 2024. Exerceu funções como adjunta na Câmara Municipal de Braga entre 2017 e 2024, nos pelouros da Educação, Cultura, Coesão Social, Inovação e Solidariedade. Foi membro da Associação de Festas de São João de Braga. Atualmente frequenta o Doutoramento em Filosofia Política na Universidade de Santiago de Compostela.
- Micaela Pereira – 38 anos. Licenciada em Neurofisiologia pela Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (CESPU). Trabalha atualmente numa empresa da área da ventilação e cuidados respiratórios. Desde muito jovem, integra o Grupo Folclórico do CATEL, onde exerceu funções como presidente da mesa da assembleia desde 2006 e, desde 2021, assume a presidência da associação.