Eis os nomes escolhidos por João Rodrigues para a vereação caso ganhe a Câmara de Braga

Autárquicas 2025
Eis os nomes escolhidos por joão rodrigues para a vereação caso ganhe a câmara de braga
Foto: Juntos por Braga

A Coligação Juntos por Braga (PSD/CDS/PPM), liderada por João Rodrigues, apresentou os onze primeiros nomes da lista à Câmara de Braga.

“Com esta equipa, unimos experiência, inovação e compromisso com as pessoas. É uma lista preparada para responder aos desafios de Braga e projetar o futuro da cidade”, sublinha João Rodrigues, em comunicado.

11 primeiros nomes da lista

  1. João Rodrigues – 37 anos. Licenciado em Direito e Mestre em Direito dos Negócios e da Empresa pela Universidade Católica Portuguesa, onde concluiu também uma pós-graduação em Direito Administrativo. Na Universidade de Lisboa, realizou a pós-graduação em Direito do Urbanismo e da Habitação e o Curso de Formação Política do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas. Advogado de profissão, é atualmente Presidente do Conselho de Administração da Bragahabit e preside à Assembleia Geral dos TUB. Eleito vereador em 2017, assumiu os pelouros da Gestão e Conservação do Espaço Público, Obras Municipais e Inovação e Tecnologia. Desde 2021, tutela áreas como Urbanismo, Ordenamento e Planeamento do Território, Reabilitação Urbana, Habitação, Inovação e Inteligência Urbana.
  2. Altino Bessa – 57 anos. Engenheiro Florestal pela Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Foi deputado à Assembleia da República nas XI e XII legislaturas, eleito pelo círculo eleitoral de Braga, com intervenção nas áreas do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local. Vereador da Câmara Municipal de Braga desde 2013, tem assumido responsabilidades em áreas como Ambiente, Alterações Climáticas, Proteção Civil, Bombeiros Municipais, Política Animal, Energia e Desenvolvimento Rural.
  3. Hortense Santos – 63 anos. Licenciada em Geografia pela Universidade do Porto e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa, é Diretora do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante há 26 anos. Presidente da Assembleia Municipal de Braga desde 2013, sendo a primeira mulher a exercer este cargo no concelho. Integra ainda o Conselho Geral da Associação Nacional das Assembleias Municipais.
  4. Rui Marques – 50 anos. Licenciado em Economia e Finanças pela Universidade Fernando Pessoa. É Diretor-Geral da Associação Empresarial de Braga desde 2012, responsável pela coordenação dos serviços e projetos de desenvolvimento empresarial. Integra conselhos consultivos da CCP e da CIP. É membro da Assembleia Municipal de Braga desde 2017.
  5. Luís Rodrigues – 39 anos. Licenciado e pós-graduado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Diretor da Startup Braga – o hub de inovação da InvestBraga –, onde ingressou em 2019 como Gestor de Programas, tendo contribuído para o desenho e implementação de programas de inovação, aceleração de startups e capacitação de empreendedores. Foi responsável pela estratégia de fundraising e relação com a comunidade alumni da Universidade do Minho, onde coordenou o Gabinete de Desenvolvimento, e desempenhou funções como Diretor de Comunicação e Relações Institucionais numa sociedade de gestão de patrimónios e fundos de investimento. Atualmente, é também membro do Conselho Estratégico da Startup Portugal. Enquanto estudante, foi Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, representante dos estudantes no Senado, no Conselho Geral e no Conselho de Ação Social, e membro do Conselho Consultivo da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.
  6. Paula Brito – 58 anos. Licenciada em Humanidades pela Universidade Católica Portuguesa. É Professora de Literatura Portuguesa, Português e Latim no Ensino Secundário desde 1991, também com experiência na gestão pedagógica e didática da língua portuguesa. Foi membro da Assembleia da União de Freguesias de S. Lázaro e S. João de Souto (2017-2021). Atualmente integra o executivo da mesma União de Freguesias.
  7. João Correia – 43 anos. Médico Veterinário, Mestre pelo ICBAS da Universidade do Porto. Desde 2013, exerce funções como adjunto da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, nas áreas do Desporto, Juventude, Associativismo, Participação Cívica, Recursos Humanos e Administração Municipal.
  8. Sofia Travassos Alcaide – 29 anos. Licenciada em Direito e Mestre em Direito dos Contratos e da Empresa pela Escola de Direito da Universidade do Minho. Advogada, é também Docente Assistente Convidada na Escola de Direito da Universidade do Minho e Investigadora no Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov). Com um percurso marcado pela participação cívica e associativa, foi Presidente da Mesa da Federação Académica de Desporto Universitário a nível nacional e, na AAUM, desempenhou funções como Presidente da Mesa da RGA e como Vice-Presidente do Departamento Pedagógico. Em 2024, foi eleita pela Assembleia da República membro suplente da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos. Atualmente, é Presidente da JSD Braga.
  9. Nuno Gouveia – 47 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação e em Sociologia das Organizações pela Universidade do Minho e Mestre em Marketing Estratégico e Comunicação de Ciência pela Universidade Fernando Pessoa. Foi adjunto do Ministro Miguel Poiares Maduro no Governo de Pedro Passos Coelho. Trabalhou na Rádio Universitária do Minho e na Direção Regional de Cultura do Norte. Desde 2016, é adjunto de Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, com responsabilidades na área internacional, na cooperação e em redes de cidades como a EUROCITIES e o Global Parliament of Mayors. Foi docente convidado da Porto Business School e é comentador regular da CNN Portugal sobre política norte-americana e internacional.
  10. Epifânia Oliveira – 37 anos. Licenciada em Filosofia e Mestre em Ensino de Filosofia e Psicologia pela Universidade do Minho. Lecionou na Universidade do Minho entre 2019 e 2024. Exerceu funções como adjunta na Câmara Municipal de Braga entre 2017 e 2024, nos pelouros da Educação, Cultura, Coesão Social, Inovação e Solidariedade. Foi membro da Associação de Festas de São João de Braga. Atualmente frequenta o Doutoramento em Filosofia Política na Universidade de Santiago de Compostela.
  11. Micaela Pereira – 38 anos. Licenciada em Neurofisiologia pela Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (CESPU). Trabalha atualmente numa empresa da área da ventilação e cuidados respiratórios. Desde muito jovem, integra o Grupo Folclórico do CATEL, onde exerceu funções como presidente da mesa da assembleia desde 2006 e, desde 2021, assume a presidência da associação.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Homicídio na póvoa de varzim por roubo de meia tonelada de cocaína

Homicídio na Póvoa de Varzim por roubo de meia tonelada de cocaína

Próximo Artigo
Turista espanhol morre afogado em caminha

Turista espanhol morre afogado em Caminha

Artigos Relacionados