Neste Artigo
As Feiras Novas de Ponte de Lima estão de volta entre os dias 10 e 15 de setembro, a “maior romaria do Alto Minho”, em honra de Nossa Senhora das Dores.
A autarquia sublinha que o evento, que integra o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, promete atrair “milhares” de visitantes à vila.
Quarta-feira, 10 de setembro
A festa tem início na quarta-feira, 10 de setembro, às 21:30, com o Encontro Concelhio de Concertinas, seguido da tradicional arruada e da abertura oficial da iluminação às 22:30, que marca simbolicamente o arranque das celebrações.
Quinta-feira, 11 de setembro
Na quinta-feira, 11 de setembro, pelas 18:00, destaca-se a apresentação do livro “A Emblemática Raça Barrosã”, com conteúdos da Associação de Criadores de Bovinos de Raça Barrosã, edição do Município e da Associação Concelhia das Feiras Novas.
A partir das 21:00, o Largo de Camões recebe concertos das Bandas de Música de Estorãos e Aboim da Nóbrega.
Em simultâneo, o Festival de Gaitas anima a Rua Cardeal Saraiva com grupos de Portugal e da Galiza.
A noite prolonga-se na Expolima com o Music Fest “Viva as Feiras Novas”, das 22:00 às 04:00.
Sexta-feira, 12 de setembro
Na sexta-feira, 12 de setembro, a festa começa cedo com a Salva de Morteiros às 08:00.
A noite é preenchida com Cantares ao Desafio, protagonizados por nomes como Ruizinho de Penacova e Carminha, entre outros, bem como momentos de Fado no Jardim do Paço do Marquês e Tunas no Largo de Camões.
A madrugada pertence novamente ao Music Fest na Expolima, com música das 00:00 às 06:00.
Sábado, 13 de setembro
O sábado, 13 de setembro, é a primeira Feira Franca e “um dos dias mais intensos do cartaz”.
A partir das 08:00, há Zés Pereiras, Gaiteiros, Gigantones e Cabeçudos, seguidos de concertos pelas bandas de música de Ponte de Lima e Gueifães.
A Expolima acolhe os Concursos Pecuários, que este ano incluem várias raças autóctones, e à tarde, o evento “O Cavalo Garrano nas Feiras Novas”, com concursos e demonstrações equestres.
Às 15:30, arranca o emblemático Cortejo Etnográfico, considerado um autêntico museu vivo das tradições limianas.
A noite é dedicada às Rusgas e Concertinas, ao Music Fest e ao espetáculo de fogo-de-artifício “Noite do Fogo”, às 00:30 no centro histórico.
Domingo, 14 de setembro
O domingo, 14 de setembro, Segunda-Feira Franca, começa com os sons tradicionais da manhã e as bandas de música da Trofa e da Junqueira às 09:00 no Largo de Camões.
O Cortejo Histórico, às 15:30, tem como tema “E Fez Vila o Lugar de Ponte – 900 Anos de Foral”, um tributo à longa história da vila.
A tradicional Tourada decorre na Expolima às 18:00, e à noite, o Festival Limiano de Folclore enche de cor e música os palcos da vila, a partir das 21:00.
A noite termina com o Fogo do Meio às 00:00 e mais uma madrugada de Music Fest.
Segunda-feira, 15 de setembro
A festa culmina na segunda-feira, 15 de setembro, com a última Feira Franca.
O dia é reservado à componente religiosa, com destaque para a Missa Solene às 10:30, as Vésperes Solenes às 16:00 na Igreja Matriz, e a majestosa Procissão em Honra de Nossa Senhora das Dores, às 16:30.
Após a Despedida das Bandas, às 19:00, a última noite de festa será celebrada com um baile no Largo de Camões, ao som do grupo Kalhambeke.

A autarquia sublinha que as Feiras Novas de Ponte de Lima 2025 são “muito mais do que uma romaria”. “São a expressão viva da cultura popular minhota, onde o sagrado e o profano convivem em perfeita harmonia, num espírito de comunidade, alegria e tradição”, conclui.