Eis Fernando Pimenta a carregar o estandarte de Portugal na abertura dos Jogos Olímpicos

Paris2024
Foto: Cooperativa Artesanal

Com um traje bordado à mão em Vila Verde, Fernando Pimenta carrega, em conjunto com Ana Cabecinha, o estandarte de Portugal na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, que está a decorrer, esta sexta-feira, em Paris.

Os porta-estandartes são acompanhados por outros 20 atletas portugueses na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Paris2024, que se realiza no Rio Sena.

Vídeo: Fernando Pimenta / Instagram

Os 22 atletas portugueses, mais alguns elementos da Missão portuguesa, estão no barco 60 dos 85 que vão descer o Rio Sena, numa inédita cerimónia de abertura, que, pela primeira vez, vai decorrer fora de um estádio olímpico.

Portugal, que nestes Jogos está representado por 73 atletas, partilha a sua embarcação com o Qatar e a Coreia do Norte, num percurso que vai desde a ponte de Austerlitz até à Torre Eiffel e ao Trocadéro, ponto final do espetáculo.

Como foi anunciado na apresentação oficial da equipa portuguesa, a atleta Ana Cabecinha, que vai participar nos 20 km marcha, e o canoísta Fernando Pimenta, de Ponte de Lima, que se pode tornar o primeiro português a conquistar três medalhas, são os porta-estandartes.

João Ribeiro, Messias Baptista e Teresa Portela (canoagem), Filipa Martins e Gabriel Albuquerque (ginástica), Duarte Seabra e Manuel Grave (equestre), Fu Yu e Jieni Shao (ténis de mesa), Eduardo Marques, Carolina João, Diogo Costa e Mafalda Pires de Lima (vela), Miguel Nascimento (natação) e Taís Pina, Jorge Fonseca, Patrícia Sampaio, Bárbara Timo, Rochele Nunes e João Fernando (judo) são os restantes representantes lusos na cerimónia de abertura.

A nível político, Portugal está representado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte.

Os Jogos Olímpicos decorrem até 11 de agosto, consagrando 329 campeões e distribuindo 1.017 medalhas.

Na sua estreia em Jogos Olímpicos, depois de ter ganhado uma medalha de prata em K2 1.000 metros, com Emanuel Silva – a única de Portugal – Fernando Pimenta foi porta-estandarte da comitiva portuguesa na cerimónia de encerramento de Londres 2012.

Fernando Pimenta, em 2012. Foto: DR

Agora, na abertura, Fernando Pimenta usa um traje desenhado em exclusivo para este momento e criado pela Decenio em colaboração com a Cooperativa Aliança Artesanal de Vila Verde, que os bordou à mão ao longo de dois meses.

O design dos dois conjuntos inspira-se “nos motivos típicos do artesanato português”, nomeadamente os lenços dos namorados.

O objetivo “é honrar e homenagear a riqueza histórica e cultural de Portugal e revelar ao mundo as mensagens de amor, solidariedade e força de todos os portugueses que foram recolhidas ao longo de vários meses”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados