Com um traje bordado à mão em Vila Verde, Fernando Pimenta carrega, em conjunto com Ana Cabecinha, o estandarte de Portugal na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, que está a decorrer, esta sexta-feira, em Paris.
Os porta-estandartes são acompanhados por outros 20 atletas portugueses na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Paris2024, que se realiza no Rio Sena.
Os 22 atletas portugueses, mais alguns elementos da Missão portuguesa, estão no barco 60 dos 85 que vão descer o Rio Sena, numa inédita cerimónia de abertura, que, pela primeira vez, vai decorrer fora de um estádio olímpico.
Portugal, que nestes Jogos está representado por 73 atletas, partilha a sua embarcação com o Qatar e a Coreia do Norte, num percurso que vai desde a ponte de Austerlitz até à Torre Eiffel e ao Trocadéro, ponto final do espetáculo.
Como foi anunciado na apresentação oficial da equipa portuguesa, a atleta Ana Cabecinha, que vai participar nos 20 km marcha, e o canoísta Fernando Pimenta, de Ponte de Lima, que se pode tornar o primeiro português a conquistar três medalhas, são os porta-estandartes.
João Ribeiro, Messias Baptista e Teresa Portela (canoagem), Filipa Martins e Gabriel Albuquerque (ginástica), Duarte Seabra e Manuel Grave (equestre), Fu Yu e Jieni Shao (ténis de mesa), Eduardo Marques, Carolina João, Diogo Costa e Mafalda Pires de Lima (vela), Miguel Nascimento (natação) e Taís Pina, Jorge Fonseca, Patrícia Sampaio, Bárbara Timo, Rochele Nunes e João Fernando (judo) são os restantes representantes lusos na cerimónia de abertura.
A nível político, Portugal está representado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte.
Os Jogos Olímpicos decorrem até 11 de agosto, consagrando 329 campeões e distribuindo 1.017 medalhas.
Na sua estreia em Jogos Olímpicos, depois de ter ganhado uma medalha de prata em K2 1.000 metros, com Emanuel Silva – a única de Portugal – Fernando Pimenta foi porta-estandarte da comitiva portuguesa na cerimónia de encerramento de Londres 2012.
Agora, na abertura, Fernando Pimenta usa um traje desenhado em exclusivo para este momento e criado pela Decenio em colaboração com a Cooperativa Aliança Artesanal de Vila Verde, que os bordou à mão ao longo de dois meses.
O design dos dois conjuntos inspira-se “nos motivos típicos do artesanato português”, nomeadamente os lenços dos namorados.
O objetivo “é honrar e homenagear a riqueza histórica e cultural de Portugal e revelar ao mundo as mensagens de amor, solidariedade e força de todos os portugueses que foram recolhidas ao longo de vários meses”.