Wilson Silva foi o vencedor da 2.ª edição do Concurso Internacional de Fotografia: Barcelos no Caminho de Santiago.
O fotógrafo conquistou o júri com a fotografia intitulada “Passos de Fé”.
Em 2.º lugar ficou Mariana Lourenço com “A chegada à Terra do Galo”.
O 3.º lugar foi atribuído a Márcio Fernandes com “Momento de Fé na Igreja Matriz de Barcelos”.
Estes prémios foram atribuídos pelo júri composto por Andréa Prestes, autora de livros de fotografia associados ao Caminho de Santiago, peregrina; Nuno Ferreira, do Turismo Porto e Norte de Portugal; Nuno Rodrigues, do Município de Barcelos e peregrino; Paulo Almeida Fernandes, historiador e autor de publicações associadas ao Caminho de Santiago; e Xoan Arco da Vella, fotógrafo.
Também houve prémios atribuídos pelo público, através das redes sociais (que não eram acumuláveis com os do júri).
No voto popular, venceu Nienke Timmerman (“Portugal and Australia comes together”), em 2.º lugar ficou Joana Abreu (“Seta do destino”) e em 3.º Olga Figueiredo (“As pontes e as pedras no Caminho”)
Em comunicado enviado a O MINHO, a Associação ACB – Albergue Cidade de Barcelos, que organiza a iniciativa, explica que o Concurso Internacional de Fotografia tem como objetivo central promover a participação cívica associada ao Caminho Português de Santiago, destacando a Peregrinação e a Hospitalidade Jacobeia.
“A iniciativa também visa divulgar Barcelos no contexto do Caminho de Santiago, além de fortalecer a ligação da comunidade local com este valioso património cultural e espiritual”, salienta.
Nesta edição, a organização recebeu a concurso 28 fotografias oriundas de diferentes nacionalidades.
Segundo os critérios da organização, as fotos foram todas tiradas no concelho de Barcelos.
Do concurso resultou também uma exposição, apoiada pelo Município de Barcelos, que foi inaugurada no passado domingo, Dia Nacional do Peregrino, no Espaço Cultura (Praceta Rogério Calás de Carvalho). A mostra estará aberta ao público gratuitamente até 17 de novembro.