A raridade que o popular programa de televisão “Wheeler Dealers” apresentou em Famalicão é um carro que esteve guardado numa garagem durante mais de 20 anos e mantém todas as suas peças de origem, algo muito raro tendo em conta o veículo que é.
- Anúncio -
Trata-se de um PEUGEOT 405 MI 16v de 1990, que se encontra à venda em leilão no eBay tendo neste momento atingido 15,7 mil libras (18 092,84 EUR). O leilão termina hoje, às 18:00 horas.


“Aqui está a oportunidade de ter um verdadeiro carro de corrida na atualidade
Mike Brewer
Para Mike Brewer, apresentador do programa, este veículo é uma raridade pois sobreviveu àquilo que chama de “canibalismo de motores”, dando conta que à maior parte destes carros lhes foi retirado o motor para introduzir em modelos mais modernos, como o Peugeot 205, onde cabia como uma luva.
“Aqui está a oportunidade de ter um verdadeiro carro de corrida na atualidade, e que só existe uma mão cheia de exemplares no Reino Unido com o volante à direita”, descreve o também restaurador e comerciante de carros.





Este carro é um verdadeiro sobrevivente. E sem qualquer ferrugem como seria natural num carro desta época. O seu proprietário mudou-se para Portugal há duas décadas e, quando chegou, colocou-o numa garagem. Nunca foi sequer registado no nosso país, por isso mantém as matrículas originais do Reino Unido.
Mike Brewer explica que a produção do programa ouviu falar do carro e decidiu vir a Portugal comprá-lo a Bruno Martins, um entusiasta automóvel de Santo Tirso que, em parte inspirado pelo programa, tem por hobby a compra, preparação e posterior venda de clássicos e desportivos, não sem antes usufruir dos mesmos.





As filmagens, que ocorreram em vários pontos dos concelhos de Famalicão e Santo Tirso, incluindo reparações, na Retro Garage, em Calendário Vila Nova de Famalicão, e na Escola de Restauro, do Museu do Automóvel de Famalicão, localizado em Ribeirão, vão ser mostradas no programa cuja 17.º temporada está atualmente em exibição no Discovery Channel.
O carro tem 139.800 milhas, a maior parte contabilizadas antes de 2001. Nos últimos 22 anos andou apenas 400 milhas.
De origem mantém o livrete e o rádio-cassete. Levou novos pneus, travões, entre outros.




Amadeu Melo e Silva, presidente do Museu do Automóvel de Vila Nova de Famalicão, que gere a Escola de Restauro, explicou a O MINHO que foi com grande satisfação que Mike Brewer encontrou modelos nesta coleção que surpreenderam pelo seu estado de conservação, um fator facilitado pelo clima português, mais seco que o do Reino Unido. Portugal retém uma quantidade significativa de veículos clássicos, já que não teve tanta pressa em se desfazer dos carros mais velhos, para dar lugar aos modelos mais novos, tal como explicou o responsável pelo Museu.

Portugal não teve tanta pressa em se desfazer dos carros mais velhos
Amadeu Melo e Silva, presidente do Museu do Automóvel de Famalicão
O apresentador arranjou ainda tempo para se divertir num carrinho a pedais, na “cidade” da Escola de Educação Rodoviária e conhecer melhor a gastronomia local, que apreciou bastante.


Estes episódios deverão fazer a sua estreia, no Reino Unido, no mês de Setembro, prevendo-se que sejam transmitidos em Portugal, algum tempo depois.