Os pontos mais altos da Serra do Gerês ficaram, na segunda-feira, cobertos por um ‘manto branco’.
As imagens partilhadas com O MINHO pelo caminheiro “Paulo NoGerês” mostra aquele que é o primeiro episódio de queda de neve em 2025 no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Foram captadas na zona das Minas dos Carris, antigo complexo mineiro situado a cerca de 1.500 metros de altitude, numa zona limítrofe entre os concelhos de Terras de Bouro e Montalegre, distrito de Vila Real.
A cumulação foi ligeira, a rondar os quatro centímetros, mas já suficiente para ‘pintar’ parte do maciço granítico do Gerês.
De acordo com a mesma fonte, na segunda-feira, a serra estava pintada a partir dos 1.250 metros de altitude.
Minho sob aviso laranja nos próximos dias
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para laranja o aviso devido à previsão de precipitação, para a manhã de quarta-feira, nos distritos de Braga e Viana do Castelo.
Os dois distritos do Minho são os únicos no país que vão estar sob aviso laranja, sendo que todos os outros, como O MINHO já tinha noticiado, estarão sob aviso amarelo.
O IPMA prevê chuva “por vezes forte e acompanhada de trovoada”.
O aviso laranja para os distritos de Braga e Viana do Castelo estarão em vigor entre as 06:00 e as 09:00, passando depois a amarelo, até às 21:00.
A região também estará sob aviso amarelo durante a quarta-feira devido a agitação marítima e vento forte.
É esperado vento forte de sudoeste com rajadas até 75 quilómetros por hora (km/h) no litoral e até 95 km/h nas terras altas entre as 03:00 e as 12:00 de quarta-feira.
O aviso amarelo para a agitação marítima vigora entre as 06:00 e as 18:00, prevendo-se ondas de sudoeste com 4 a 5 metros, passando a ondas de noroeste.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.