O vereador Eduardo Teixeira disse hoje ter aceitado o convite de André Ventura para encabeçar a lista do partido à Câmara de Viana do Castelo nas eleições autárquicas de outubro.
“Sou candidato do Chega à Câmara de Viana do Castelo, candidatura que será consumada com a entrega das listas no dia 18 de agosto”, afirmou.
A candidatura anunciada hoje nas páginas oficiais do partido na Internet tem como lema “Amar é Salvar Viana”.
“Sou um vianense, nascido e criado em Viana do Castelo, terra onde vivo, onde crio a minha família. Sou um cidadão vianense e, como tal, decidi aceitar o convite que me foi dirigido pelo presidente André Ventura de ser candidato à Câmara de Viana do Castelo”, realçou.
Eduardo Teixeira, que em janeiro de 2024 se desfiliou do PSD para encabeçar a lista do Chega às eleições legislativas desse ano pelo círculo de Viana do Castelo, afirmou que a equipa que o vai acompanhar “está praticamente fechada”.
Eleito deputado do Chega nas eleições legislativas de maio, Eduardo Teixeira desempenha ainda o cargo de vereador independente na Câmara de Viana do Castelo.
O candidato às autárquicas de 12 de outubro acrescentou que a sua esperança, “amando Viana, é a de dar outra ambição coletiva” ao concelho, “com uma liderança diferente”.
“Viana merece mais. É com esse desígnio que aceito o convite para que Viana tenha alguém nascido, que resida em Viana e que ame de paixão Viana [para que] seja salva de todos os perigos com que, atualmente, a governação socialista nos tem brindado”, acrescentou.
Entre 2013 e 2017, Eduardo Teixeira, economista, foi deputado do PSD pelo círculo de Viana do Castelo.
Militante social-democrata durante 30 anos, Eduardo Teixeira liderou, durante vários anos, tanto a concelhia como a distrital do partido e desempenhou funções em órgãos nacionais.
Em 2013 e 2021 concorreu, pelo PSD, como cabeça de lista à presidência da Câmara de Viana do Castelo e das duas vezes perdeu para o socialista José Maria Costa, ex-secretário de Estado do Mar.
Atualmente, o executivo de Viana do Castelo é composto por cinco eleitos pelo PS, um eleito pela CDU, um vereador independente (social-democrata que deixou o partido para integrar o Chega) e dois vereadores da coligação PSD/CDS-PP.
Para além do candidato do Chega, já apresentaram candidatura a Viana do Castelo o atual presidente do município, Luís Nobre (PS), Paulo Morais (PSD), Duarte de Brito Antunes (IL), José Flores (CDU), Carlos Torre (BE) e Gonçalo Caseiro Pereira (Livre).
As eleições autárquicas realizam-se a 12 de outubro.