Eduarda Silva, de Braga, trocou a biologia pela pastelaria. Em 2022, fundou a Cacau & Baunilha que produz bolos e doces com produtos de origem biológica e sustentável.
Licenciada em Biologia com Mestrado em Gestão Ambiental, Eduarda sempre teve um fascínio pela arte da pastelaria.
Enquanto estudava, começou a fazer bolos para amigos e família, mas rapidamente percebeu que aquela paixão se tornaria em algo mais do que um ‘hobby’. Por isso, tomou a decisão de investir na sua formação em pastelaria.
Depois de, em 2015, completar o curso de Gestão e Produção de Cozinha na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto – que incluía uma componente muito forte de pastelaria portuguesa, francesa e internacional -, passou por várias cozinhas no Norte e Sul de Portugal, onde privou com chefs renomados, alguns deles com estrela Michelin.
Em 2022, decidiu dedicar-se, em exclusivo, à sua própria marca, a Cacau & Baunilha, continuando a frequentar inúmeras formações de ‘Cakedesign’, Higiene e Segurança Alimentar e Empreendedorismo.
“Hoje, alia os conhecimentos em Biologia à formação em Cozinha e Pastelaria, oferecendo um produto genuíno, apelativo e de elevada qualidade”, pode ler-se num comunicado enviado a O MINHO.
O menu natalício da Cacau & Baunilha oferece os sabores clássicos desta época, como a canela, o chocolate e os frutos secos, num menu que inclui o tradicional pão-de-ló húmido com fios de ovos e também várias interpretações de ícones da doçaria internacional, como a coroa cinnamon roll – massa com creme de canela e avelãs -, o bolo mousse de chocolate – chocolate em três texturas -, ou a tarte de caramelo e frutos secos.
“Este ano, procurei combinar tradição com um toque contemporâneo e criar um conjunto de propostas não só a pensar no próprio dia de Natal, mas também para as semanas que o antecedem. O bolo de laranja, noz e especiarias é uma excelente opção para oferecer a professoras e educadoras de infância, enquanto as latinhas de bolachas ou a caixa de chocolates podem ser o presente ideal para o ‘amigo secreto’ mais guloso”, explica a fundadora da marca, citada no comunicado.
O menu foi divulgado na semana passada e, em poucos dias, segundo a marca, as vagas tornaram-se muito limitadas: “Tratando-se de pastelaria artesanal, naturalmente falamos de um produto disponível em menor quantidade e, por isso, também muito exclusivo. Os ingredientes são cuidadosamente selecionados por mim, cada massa é produzida de raiz e a decoração é, também, feita de forma manual. Tudo isto toma o seu tempo. Mas acredito que é este cuidado, presente em cada fase do processo, que torna o meu produto diferenciador e especial”.
Apesar do menu especial de Natal, a Cacau & Baunilha produz ao longo de todo o ano, para qualquer tipo de celebração: “Para mim, o Natal é a época em que os sabores ganham uma dimensão emocional. É quando queremos oferecer o melhor aos nossos familiares e amigos, e, na Cacau & Baunilha, cada produto é pensado para ser uma parte especial dessa partilha. No entanto, gosto de sentir que contribuo, através do meu trabalho de pastelaria, para as várias celebrações das pessoas que confiam em mim, noutras datas temáticas, como o Dia dos Namorados, Dia do Pai, Dia da Mãe, Dia da Criança ou a Páscoa, por exemplo, mas, também, em casamentos, batizados, comunhões, aniversários, despedidas de solteiro, inaugurações ou qualquer outra celebração”.
A escolha de ingredientes éticos e com uma pegada ecológica reduzida é uma preocupação para a pasteleira, que procura reduzir o impacto ambiental e apoiar práticas agrícolas responsáveis.
“Sempre acreditei que a qualidade e a excelência começam na origem. Escolho cada produto no mercado local ou em fornecedores especializados. Gosto de trabalhar com ingredientes frescos e priorizo produtos de alta qualidade, como ovos de galinhas criadas ao ar livre e chocolate belga de origem sustentável. Acredito que é esta atenção ao detalhe que faz toda a diferença no sabor e na textura do meu produto”, conclui Eduarda.