Seguir o O MINHO

Braga

EDP Distribuição coloca 6,5 quilómetros de cabos subterrâneos em Braga

em

Foto: Divulgação/ Sergio Freitas

A EDP Distribuição está a retirar 1,6 quilómetros da rede aérea de média tensão na Freguesia de Real, em Braga, e a colocar 6,5 quilómetros de cabos subterrâneos. Esta operação resulta da reivindicação do Município de Braga e tem em vista a valorização ambiental e diminuição do impacto visual da rede de média tensão aérea, em zonas de elevada densidade populacional e urbanisticamente estabilizadas.

“À semelhança do que aconteceu na zona de Lamaçães, onde foram retirados os apoios de alta tensão, efetuamos diversas diligências junto da EDP Distribuição para que o fizesse também nesta zona de forte densidade populacional. A remoção desta rede aérea vem contribuir para o aumento da qualidade de vida dos cidadãos, nomeadamente em termos de segurança e de ruído visual”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante uma visita ao terreno que se realizou esta segunda-feira.

Segundo o autarca, esta medida vai abranger outras zonas da cidade densamente povoadas, sendo a próxima na freguesia de Nogueira. Com um investimento de 200 mil euros, a EDP Distribuição contribui para melhorar a qualidade de serviço, dando a possibilidade de alimentação alternativa aos seus clientes.

Durante a visita, Mário Guimarães, diretor da Rede e Clientes Norte da EDP, explicou que foram retirados nove postes de media tensão e executadas interligações e intervenções em sete Postos de Transformação.

Com esta operação, a EDP Distribuição vai alargar a sua linha de atuação e permite que três postos de transformação intervencionados estejam já preparados para receber, num futuro próximo, equipamentos de corte accionado á distância por telecomando.

Populares