Seguir o O MINHO

Edital

Edital: Atribuição de Bolsa de Investigação no âmbito de Projeto I&D – IPVC

EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI) NO ÂMBITO DE PROJETO I&D
Referência: BI_1/2019_NexGenBS

em

Foto: DR

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para um investigador doutorado ou mestre no âmbito do Projeto NexGenBS – Next Generation Business Solutions – NORTE-01-0247-FEDER-037543, cofinanciado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) através do NORTE 2020 – Programa Operacional Regional do Norte.

O NexGenBS é um projeto de I&D em co-promoção com o objetivo de reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação e de promover o investimento das empresas em I&I.

As condições para atribuição da Bolsa são as seguintes:

Área Científica: Ciências Informáticas

Requisitos de admissão: Os/As Candidatos/as à referida bolsa deverão ser doutores ou mestres em áreas da Engenharia Informática ou Ciências da Computação, com demonstradas competências de investigação, capacidade de elaboração de relatórios técnicos e artigos científicos.

Privilegia-se conhecimentos em algoritmos de Inteligência Artificial, Linguagens e Tecnologias Web e conhecimentos de interação (UX/UI). É requerida proficiência em inglês; comunicação oral e escrita técnico-científica; motivação para trabalho em equipa e autonomia.

Plano de trabalhos: Apoio ao coordenador do projeto e participação na realização de diversas tarefas inerentes às seguintes atividades, nomeadamente:

Atividade 1: “Estudos” Investigação do estado da arte ao nível de:
 Metodologias de desenvolvimento ágil de software
 Tecnologias web para desenvolvimento de soluções responsive e mobile friendly
 Novos conceitos de UI/UX para soluções web
 Algoritmos de IA

Atividade 4: “Integração e Implementação Tecnológica”
 Implementação de use cases da área tecnológica de UI/UX, IA, Data Broking.

Outras tarefas: Realização de outras tarefas enquadráveis nas atividades do projeto, nomeadamente o apoio e redação de relatórios técnicos, o apoio na redação dos procedimentos de trabalho do projeto: académicos, técnicos, administrativos, económicos, o apoio na coordenação dos parceiros nas tarefas das várias atividades, o apoio na pesquisa, redação e elaboração dos materiais formativos, o apoio na definição e formalização das metodologias de trabalho e o apoio na divulgação e transferência de resultados do projeto, nomeadamente através da sua apresentação e publicação em eventos e encontros.

Legislação e regulamentação aplicável: Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a
Ciência e a Tecnologia, I.P. – em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml) e
Estatuto do Bolseiro de Investigação (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo sob a orientação científica da Professora Doutora Sara Maria da Cruz Maia de Oliveira Paiva.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses (com início previsto em junho de 2019), com possibilidade de renovação até ao término do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1.509,80 para candidatos com doutoramento ou de 989,70 para candidatos mestres, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores) e será pago através de transferência bancária.

Avaliação das candidaturas: As candidaturas serão avaliadas tendo em conta os critérios de seleção abaixo enunciados numa escala de 0 a 20 valores. No caso de desistência do bolseiro selecionado será selecionado, automaticamente, o segundo candidato da lista ordenada de seriação dos candidatos e assim, sequencialmente, até esgotar os candidatos apresentados, com pontuação maior ou igual a 9,5 valores.

Critérios de seleção: Será dada preferência a candidatos com grau de doutor e só serão contratados candidatos com grau de mestre caso não se candidatem doutores, ou no caso de se candidatarem, que estes últimos não sejam da área de formação pretendida e/ou não possuam experiência a profissional que se refere acima.

Avaliação curricular (50%) e entrevista (50%). A avaliação curricular será efetuada com base nos seguintes pontos: habilitações literárias [40 pontos], experiência de investigação nas atividades previstas [60 pontos]. A avaliação da entrevista será efetuada com base nos seguintes pontos: motivação para os objetivos do projeto [40 pontos], competências de comunicação científica [20 pontos], expressão oral na língua portuguesa [20 pontos] e domínio do inglês [20 pontos].

Composição do Júri de Seleção: Professora Doutora Sara Maria da Cruz Maia de Oliveira Paiva (presidente do júri), Professor Doutor Pedro Miguel Moreira (vogal efetivo), pelo Professor Doutor Jorge Manuel Ferreira Barbosa Ribeiro (vogal efetivo), Professor Doutor Pedro Miguel Teixeira Faria (vogal suplente) e Professor Doutor Sérgio Ivan Fernandes Lopes (vogal suplente).

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados no Portal do IPVC (www.ipvc.pt) sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de correio eletrónico. Após a divulgação dos resultados os candidatos devem considerar-se, desde logo, notificados para, querendo, se pronunciarem em sede de audiência prévia no prazo máximo de 10 dias úteis após aquela data. No término deste prazo o candidato selecionado deve considerar-se convocado para iniciar a bolsa.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto de 9 a 23 de abril de 2019.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura referindo o título e referência do projeto, descrevendo a motivação e os objetivos profissionais do candidato, acompanhada dos seguintes documentos:

 Curriculum vitae
 Carta de motivação
 Cópia dos certificados de habilitações com discriminação das classificações obtidas nas disciplinas do respetivo curso e classificação final
 Documento atualizado comprovativo da situação profissional, com indicação da natureza do vínculo, funções, e carga horária média anual (se aplicável), podendo substituí-lo por declaração sob compromisso de honra caso não exerça qualquer atividade profissional ou de prestação de serviços
 Cartas de recomendação (facultativo e no máximo duas);

As candidaturas deverão ser enviadas por e-mail para [email protected] (no Assunto da mensagem deve obrigatoriamente ser incluída a seguinte referência:  I_1/2019_NexGenBS) e ainda via correio para:

Instituto Politécnico de Viana do Castelo
OTIC-IPVC
Rua Escola Industrial e Comercial de Nun’Álvares, n.º 34
4900-347 Viana do Castelo | Portugal

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Patrocinado

Reportagens da Semana

Populares