Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Edifício em Viana foi reabilitado e é agora um hotel com quartos ‘de rei’ e piscina no terraço

Está nomeado para o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

em

Foto: DR

O espaço de hotelaria Flag Design Hotel, no centro de Viana do Castelo, é um dos cinco projetos nomeados para o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, na categoria de Turismo.

Com piscina ao ar livre, bar, sauna e banho turco, terraços e lounge compartilhado, o novo espaço de hotelaria, cujas obras terminaram em agosto de 2021, situa-se a 300 metros da Praça da Républica, a outros 300 do Rio Lima ou da marina e a 3 quilómetros da Praia do Cabedelo.

Nesta obra, a cargo da HCH – Investimentos Turísticos, com projeto de arquitetura de Branco Cavaleiro & Associados, Lda e erguida pela Construções Aires & Ferreira , Lda, dadas as características do edifício existente e o programa a implementar, foi “possível reinterpretar com conhecimento e estudo diagnóstico atento elementos e valores arquitetónicos existentes, procurando uma integração cuidada da intervenção no património edificado”, pode ler-se na apresentação do projeto.

Antes da intervenção. Foto: DR

Antes da intervenção. Foto: DR

Antes da intervenção. Foto: DR

Antes da intervenção. Foto: DR

Tendo em conta a manutenção do desenho original, as fachadas foram recuperadas durante a obra, mas no interior ocorreu uma verdadeira revolução para adaptar às mais valias funcionais, para os padrões de qualidade de vida hoje existentes.

Explica a firma de arquitetura que foram recuperados “os elementos construtivos a ela associados como o sistema estrutural, o desenho da caixilharia exterior, as escadas, os lambrins , rodapés de madeira, entre outros”.

Foto: DR

Foto: DR

Foto: DR

Foto: DR

Foto: DR

Foto: DR 

“Trata-se no seu conjunto de um empreendimento turístico que oferecerá várias valências, que se pretende que funcione como um todo e que a articulação entre o existente e o “novo” se relacionem numa lógica de contraposição de atitudes arquitetónicas espaçadas no tempo, mas onde o sentido ao nível prático/funcional se complementem”, é descrito.

Foto: DR

Foto: DR

Foto: DR

Foto: DR

Foto: DR

Foto: DR

Foto: DR

Foto: DR

Os quartos, tanto os reabilitados como os construídos, estão equipados com ar-condicionado, cofre, SmartTV com canais por cabo e internet, secretária, quarto de banho privativo com duche, secador de cabelo e produtos de higiene pessoal.

Foto: DR

Foto: DR

Foto: DR

Foto: DR

Todos têm uma decoração relacionada com um tema ligado a Viana do Castelo, ao rio Lima ou ao Oceano Atlântico.

Populares