Seguir o O MINHO

Braga

Edição deste ano do Presépio de Priscos vai lembrar crianças desaparecidas

Mãe de Rui Pedro na inauguração

em

Foto: Gonçalo Delgado / Wapa

O presépio vivo de Priscos, com inauguração marcada para 12 de dezembro, contará com a presença de Filomena Teixeira, a mãe de Rui Pedro, o jovem desaparecido de Lousada há 23 anos.

Este ano, na XV edição do Presépio ao vivo de Priscos, a organização quer lembrar todas as crianças desaparecidas no mundo, nomeadamente em Portugal.

“O objetivo desta iniciativa é encorajar a população e a comunicação social a refletir sobre todas as crianças que foram dadas como desaparecidas”, refere a organização, a cargo do padre João Torres, em comunicado enviado a O MINHO.

“A maioria é recuperada mas infelizmente não são todos. Basta lembrar: o Rui Pedro, a pequena Olívia, o Hélder, a Madeleine, e tantas outras crianças das quais tragicamente só sabemos o seu início, mas fatalmente não sabemos do seu paradeiro”, salienta

Pelo menos 250.000 crianças desaparecem na Europa todos os anos, de acordo com a Comissão Europeia. Até 60% dessas crianças são adolescentes fugitivos que fogem de abusos ou conflitos em casa – e geralmente são encontrados. Os sequestros dos pais também são responsáveis por algumas das crianças desaparecidas.

O Presépio Vivo de Priscos é visitado por pessoas que vêm de todas as regiões de Portugal e também do exterior, nomeadamente de Espanha. “O nosso maior desafio é fazer com que os visitantes vivam algumas horas de pura emoção nos cantos e recantos da nossa aldeia, experienciem um ambiente verdadeiramente de sonho e mostrem aos seus filhos uma fantástica e indelével recordação do Natal”, diz João Torres.

O presépio terá novamente a participação de uma muçulmana, fruto da “Aldeia das Religiões” realizada em 2012, no âmbito da Capital Europeia da Juventude.

Os horários e dias de abertura do Presépio ao vivo de Priscos

DEZEMBRO de 2021
12 dezembro – 15:00 às 18:30
19 dezembro – 15:00 às 18:30
26 dezembro – 15:00 às 18:30

JANEIRO de 2022
02 janeiro – 15:00 às 18:30
08 janeiro- 20:00 às 22:30
09 janeiro – 15:00 às 18:30

Populares