Eça e Camilo dão mote a ciclo de cinema em setembro em Lisboa

Ciclo “Literatura e Cinema–Intermedialidades”
Eça e camilo dão mote a ciclo de cinema em setembro em lisboa
Foto: DR / Arquivo

A obra dos escritores Camilo Castelo Branco e Eça de Queirós inspiram o ciclo “Literatura e Cinema–Intermedialidades”, em setembro, em Lisboa, anunciou hoje a organização.

A iniciativa é da Associação Portuguesa de Escritores (APE), sob coordenação do investigador e secretário-geral daquela estrutura associativa, Luís Machado.

A exibição do filme “O Primo Basílio” (1959), de António Lopes Ribeiro, na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, no dia 05 de setembro, às 18:00, abre o ciclo. Esta é uma adaptação cinematográfica da obra homónima de Eça de Queirós, com António Vilar, Aura Abranches, Cecília Guimarães, João Villaret e Carmen Mendes, entre outros.

No mesmo, dia, às 20:30, é servido, no restaurante instalado no edifício da Cinemateca, um jantar com uma “ementa queirosiana”, onde se evoca a ceia em Tormes descrita na obra de Eça “A Cidade e as Serras”.

Da ementa, entre outros pratos, consta o arroz malandrinho de favas com frango alourado à moda de Tormes. Seguir-se-á um debate sobre a vida e a obra de Eça de Queirós (1845-1900), moderado por Luís Machado, com a participação do embaixador António Monteiro, que abordará a carreira diplomática do escritor, do ator Rui Mendes, que vai ler algumas passagens do livro “A Cidade e as Serras”, da investigadora Maria do Rosário Lupi Bello, da Universidade Aberta, que recordará as adaptações das obras de Eça ao cinema, e do gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes, que falará sobre a culinária queirosiana.

No dia 22 de setembro, pelas 17:00, na Biblioteca Palácio Galveias, também na capital, é exibido o filme “O Dia do Desespero” (1992), de Manoel de Oliveira, que conta com os desempenhos de Teresa Madruga, Luís Miguel Cintra, Canto e Castro e Diogo Dória, entre outros.

Apresentado pelo presidente da APE, José Manuel Mendes, o filme evoca os últimos dias de Camilo Castelo Branco (1825-1890) e a cegueira que o levou ao suicídio.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Milhares exigem demissão do presidente da galiza por causa da gestão dos incêndios

Milhares exigem demissão do presidente da Galiza por causa da gestão dos incêndios

Próximo Artigo
Euromilhões: prémio de 14 mil euros saiu em portugal

Euromilhões: Prémio de 14 mil euros saiu em Portugal

Artigos Relacionados