Um chacal-dourado (Canis aureus) foi registado em vídeo num local da Península Ibérica pela primeira vez na história, isto depois de já ter sido encontrado um exemplar da mesma espécie, morto, em janeiro deste ano.
O registo pertence ao Grupo Lobo espanhol e foi conseguido graças a fotoarmadilhagem numa montanha no País Basco, próxima a Burgos.
No Twitter, o grupo partilha o vídeo e salienta que o canídeo silvestre estará, possivelmente, à procura de alimento, uma vez que parece explorar uma zona próxima a onde existe excremento de gado.
O animal é um parente próximo ao lobo-cinzento, que habita a região dos Alpes, e encontra-se em África, na Ásia, na Escandinávia e também na zona Sul da Europa, alargando o espectro nos últimos anos rumo à Península Ibérica, depois de também se implementar em França e Itália.
Este chacal não se alimenta só de carne, mas também de fruta, insetos e ungulados, o que lhe garante maior perspectiva de sobrevivência, apesar de já ter sido considerada uma espécie em risco no final da década de 1960.
São seres solitários e raramente andam em grupo. Apesar de não atingirem portes elevados, como por exemplo um lobo-ibérico, são maiores do que uma raposa.