É necessário ganhar mais de 2.043 euros de salário bruto mensal para poder comprar uma casa de 100m2 em Braga. Já no distrito de Viana do Castelo a média situa-se nos 1.899 euros.
A análise é da HelloSafe, plataforma de comparação de preços de imóveis, que calculou o salário mensal bruto necessário para que uma família possa comprar um imóvel de 100 metros quadrados nas diferentes regiões portuguesas, adiantando que o valor apresentado significa o salário mínimo mensal que um banco exigirá ao aprovar o crédito.
O distrito de Braga ocupa o oitavo lugar da lista, logo seguido de Viana do Castelo. O ‘ranking’ dos mais caros é liderado por Lisboa, onde é pedido um rendimento mensal bruto de 6.123 euros. Seguem-se Madeira, Faro e Porto, com salários mensais brutos a rondar os 3.000 euros. Por outro lado, Guarda, com 771 euros mensais, é o local mais barato para comprar casa em todo o país. A nível nacional, a média situa-se nos 3.147 euros, (diga-se, muito por causa de Lisboa).
Para Silvia Theodoto, analista da HelloSafe Portugal, “fica evidente que o mercado imobiliário no país apresenta desafios financeiros significativos para as famílias”.
“As diferenças regionais também destacam a necessidade de considerar cuidadosamente a localização e os custos envolvidos na compra de imóveis. É fundamental que os compradores avaliem as suas capacidades financeiras e explorem opções de crédito adequadas antes de realizar esse importante investimento”, considera a analista.
A plataforma explica que um dos grandes motivos para que o preço varie por região tem a ver com o valor do metro quadrado. Em Braga, por exemplo, o metro quadrado custa três vezes menos do que em Lisboa, mas três vezes mais do que na Guarda.