É oficial: Traje à Vianesa já é património de interesse municipal

Cultura
É oficial: traje à vianesa já é património de interesse municipal

O Traje à Vianesa passa a ser, a partir de hoje, Património de Interesse Municipal, uma classificação que irá ajudar o processo em curso para a inscrição futura no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, anunciou a autarquia.

A classificação ainda vai a votos na reunião de Câmara desta quinta-feira, mas fonte do município antecipa que os votos serão favoráveis à inscrição na lista de património municipal.

Em comunicado, a autarquia aponta esta como “a primeira etapa para a inscrição como Património Imaterial”, num processo que começou em julho de 2013, com a solicitação, por parte da Câmara, de um estudo que permitisse elaborar “um caderno de especificações”, medida necessária para a classificação final.

“Trata-se de um documento normativo que regulamenta a implementação do processo de certificação. No caso do Traje à Vianesa – Viana do Castelo, tal corresponde à figura de uma IG – Indicação Geográfica Traje à Vianesa – Viana do Castelo, cuja atribuição compete ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Esta IG – Indicação Geográfica é composta por uma denominação e por uma marca (símbolo)”, refere a nota autárquica.

A 28 de Dezembro de 2016, foi publicada a aprovação da inclusão da produção tradicional “Traje à Vianesa – Viana do Castelo” no Registo Nacional de Produções Artesanais Tradicionais Certificadas.

“Em face desta aprovação a Câmara de Viana do Castelo, efetuou o pedido de registo da IG – Indicação Geográfica e marca ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.  O Caderno de Especificações contém, pois, o conjunto de elementos que definem o vocabulário e a gramática decorativa que tornam inconfundível a imagem do Traje à Vianesa – Viana do Castelo”, refere a nota.

O Traje à Vianesa é um produto múltiplo, composto por um conjunto de peças, todas manufaturadas artesanalmente na região do Minho (à exceção dos lenços), cujo resultado final se deve à combinação poliédrica entre elas e ao modo como os adornos em ouro o enfeitam e sublinham. É, hoje, um símbolo local e nacional, sendo também motivo de orgulho da diáspora onde existem inúmeros grupos folclóricos que primam pela arte do bem trajar e que sentem uma grande chieira nas suas raízes e nas tradições vianenses.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Pj alerta para campanha de roubo de dados em seu nome

PJ alerta para campanha de roubo de dados em seu nome

Próximo Artigo
Banco central europeu mantém políticas de estímulo à economia inalteradas

Banco Central Europeu mantém políticas de estímulo à economia inalteradas

Artigos Relacionados