A revista Jazz.pt, a mais revelante a nível nacional no universo daquele estilo de músico, elegeu Mário Costa como o melhor músico português do ano.
O músico de Viana mereceu a escolha de 13 críticos e colaboradores da jazz.pt.
Como explica a publicação, Mário Costa é um “baterista de múltiplos recursos que já tocou com músicos lendários como Michel Portal, Joachim Kühn, Wynton Marsalis e… Quim Barreiros”.
“O seu disco de estreia, ‘Oxy Patina’, foi distinguido como disco nacional de 2018 pela jazz.pt, pelo que as expectativas sobre o sucessor seriam elevadas. O baterista tratou de as superar. Editado pela Clean Feed, ‘Chromosome’ reuniu um quarteto estelar com grandes nomes internacionais – Cuong Vu (trompete), Benoît Delbecq (piano e sintetizadores) e Bruno Chevillon (contrabaixo) – e apresentou uma música assente em composição criativa trabalhada na dinâmica de quatro músicos superlativos”, lê-se no anúncio feito pela revista.
Mário Costa executa um jazz “contemporâneo original, desafiante e vivo”.
“Além da qualidade artística, a ousadia de ter reunido este quarteto internacional merece o aplauso e reconhecimento”, conclui a publicação.
Na eleição de “melhores do ano”, o pianista cubano Aruán Ortiz foi ainda considerado o “músico internacional do ano”.