É de Ponte de Lima o novo comandante dos Bombeiros de Mineola, Nova Iorque

Chama-se Domingos Felipe Magalhães, tem 39 anos e é o novo comandante dos Bombeiros de Mineola, em Nova Iorque, cidade onde reside desde os cinco anos. O pai é de Vilar das Almas e a mãe de Sandiães, ambas freguesias do concelho de Ponte de Lima.

“Pepe” Magalhães, como é carinhosamente tratado por entre a comunidade da pequena cidade de Mineola, em Long Island, assumiu as funções no passado mês de abril, depois de ter recebido as insígnias pela mão da Câmara local, no dia 15.

Tomada de posse de domingos magalhaes, 15 de abril 2023, mineola, nova iorque, eua. Foto: DR

Casado há quase nove anos com Suzanne, que não é de ascendência portuguesa, pensam ter filhos, mas para já a companhia lá em casa são dois Huskies Siberianos chamados Roxy e Magellan.

Em declarações a O MINHO, o ‘chief’ descreve que o casal vive “numa pequena cidade em Long Island, Nova Iorque, chamada Mineola, no centro do Condado de Nassau”, onde há uma grande comunidade portuguesa.

“Vim para os EUA com cinco anos”

“Vim para os Estados Unidos quando tinha cinco anos de idade. Tenho vivido na mesma cidade em Nova Iorque desde que me mudei para os Estados Unidos, mas já viajei um pouco pelo país. Só regressei a Portugal cerca de três vezes desde que me mudei, a última das quais no verão de 2019 para visitar a família”, conta.

Homenagem às mulheres de mineola, em maio de 2023. foto. dr

Cerca de 30% dos bombeiros de Mineola são portugueses

Sobre a sua grande paixão, os bombeiros, “Pepe” Magalhães conta que entrou para a corporação de Mineola há 20 anos, quando tinha apenas 19.

Quando estamos em chamadas e reuniões, geralmente comunicamos em inglês, mas entre nós falamos português”

“Pepe” Magalhães

E os motivos eram e são honestos: “Queria retribuir à minha comunidade e ajudar aqueles que precisam”.

Bombeiros de mineola. Foto: DR

Com o passar das duas décadas, o limiano foi evoluindo e subindo na hierarquia, chegando agora ao ponto mais alto do corpo operacional: “Ser eleito para o cargo de chefe dos Bombeiros de Mineola é uma das minhas maiores conquistas e sinto-me extremamente orgulhoso por ocupar esta posição”.

“Consigo ler português, mas ainda não consigo escrever”

“Ser o primeiro membro nascido em Portugal a alcançar este feito valeu-me muito orgulho e respeito dos meus colegas bombeiros portugueses”, reforça Domingos Magalhaes.

O luso-americano afirma que o departamento de bombeiros que agora chefia “é composto por cerca de 30% de portugueses, dada a grande presença portuguesa em Mineola”.

Bombeiros de Mineola no dia de portugal. foto: DR

“Os nossos membros portugueses são de diferentes partes de Portugal, alguns nasceram lá e outros nasceram nos Estados Unidos. Quando estamos em chamadas e reuniões, geralmente comunicamos em inglês, mas entre nós falamos português”, assegura.

“Consigo ler português, mas ainda não consigo escrever, algo que espero aprender um dia”

Domingos Magalhaes

Instado por O MINHO, o comandante admite ser fluente em português e inglês, mas confessou um segredo. “Consigo ler português, mas ainda não consigo escrever, algo que espero aprender um dia”.

“Vamos a todas”

Sobre o trabalho efetuado nos bombeiros, Domingo Magalhães explica que o departamento de bombeiros em Mineola “responde a uma grande variedade de chamadas, incluindo, mas não limitado a incêndios em edifícios residenciais e comerciais, acidentes de carro, fugas de gás, emergências relacionadas com o clima, alarmes de incêndio e assistência em resgates, como pessoas presas em elevadores ou carros”.

Incêndios, acidentes, fugas de gás, pessoas em elevadores. bombeiros de mineola estão em todas. Foto. dr

“A natureza do nosso trabalho muda a cada chamada e temos sempre que estar preparados para nos adaptar e ajustar a qualquer situação que possa surgir. Estamos constantemente a treinar e a aprender novas técnicas todos os dias”, conclui.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Portugal está na final da Eurovisão

Próximo Artigo

Mimicat mostrou um grande coração de Viana em Liverpool

Artigos Relacionados
x