Seguir o O MINHO

Famalicão

É de Famalicão a bombeira mais rápida do país

em

Mónica Daniela Vilela, dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave, foi a vencedora da prova Bombeiro de Elite no escalão sénior 1 feminino, ao subir os 557 degraus do escadório do Bom Jesus, em Braga, com o equipamento de combate a incêndios urbanos (25 quilos), em oito minutos e 23 segundos.

Bombeiro de Elite 2019. Foto: O MINHO

Foi também a portuguesa com o melhor resultado na prova, apenas superada no escalão feminino pela bombeira polaca Kasia Jakubek (escalão sub-25), que completou a subida em sete minutos e 41 segundos.

Magda Freitas, dos voluntários de Ponte da Barca, completou a subida em oito minutos e 44 segundos, ganhando a medalha de prata no escalão sub-25 e o título da quarta bombeira mais rápida da prova e terceira de Portugal.

Magda Freitas. Foto: O MINHO

Com a participação de mais de uma centena de mulheres por entre os 800 participantes, esta terceira edição da competição foi a que registou uma maior adesão de sempre, com onze países representados e 124 corporações de bombeiros vindos de toda a Europa.

Organização Bombeiro de Elite 2019. Foto: O MINHO

Foto: O MINHO

No masculino, os bombeiros mais rápidos a subir a escadaria são todos profissionais. O topo foi conquistado de forma mais expedita pelo português Joaquim Magalhães Aires, dos Sapadores do Porto, em cinco minutos e 26 segundos.

Joaquim Aires. Foto: O MINHO

Paulo Santos (05m23s), dos Sapadores de Lisboa e Alejandro Espinhoso (05m41s), do Ayuntamento de Madrid, completaram o pódio.

O bombeiro mais rápido do Minho é dos voluntários de Vizela. Ricardo Monteiro subiu ao santuário em seis minutos e 10 segundos.

Populares