João Pedro Gonçalves, natural de Braga e ex-professor de Economia, Finanças e Políticas Públicas na Universidade Católica Portuguesa e na Universidade do Minho, foi cooptado pelo Fundo Soberano da Arábia Saudita como seu vice-presidente para as áreas de estruturação e avaliação dos investimentos.
Atualmente é conselheiro económico da Royal Commission for Makkah City and Holy Sites (RCMC) por indigitação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
O Public Investment Fund (PIF), presidido pelo príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, tem como objectivos “diversificar a economia saudita, impulsionar a transformação económica no âmbito da Visão 2030 e gerar retornos a longo prazo para a população do país”.
Em comunicado enviado a O MINHO, é referido que o fundo gere um conjunto de acivos avaliados em 700 biliões de dólares e espera alcançar a meta de dois triliões de dólares, com as “estratégias de gestão de ativos e investimentos a implementar”.