Olavo Abrantes tem 36 anos, é natural de Braga, estudou Arquitetura na Universidade do Minho e tem o seu nome nos créditos de êxitos da Warner e Netflix. Atualmente a residir no Reino Unido, é um dos responsáveis pelos cenários de produções de sucesso global como “Batman” ou “Enola Holmes 2”.
Em entrevista ao jornal Nós da UMinho, Olavo Abrantes explica que o mundo da banda desenhada, do cinema e dos videojogos sempre o cativou, mas que optou pela licenciatura em Arquitetura por lhe parecer “o mais sensato” num “país em que ser artista não era garantia de estabilidade”. E assim poderia colocar em prática a sua criatividade.
Em 2015 mudou-se para Londres, começando a trabalhar na construção de maquetas de arquitetura, e depois passou para a área cinematográfica.
É responsável pela produção dos desenhos técnicos que dão vida aos cenários dos filmes. “Trabalho diretamente com o designer de produção e os diretores de arte”, explica na entrevista ao jornal da UMinho.
O bracarense recorda “dois momentos” que o “marcaram imenso”. Um foi ter batido de frente com o ator Robert Pattinson nas filmagens do “The Batman” e o outro foi receber o telefonema do ‘supervising art director’ James Lewis a convidá-lo “para um novo projeto, sem referir o título e o tipo de produção”. Tratava-se da série “Star Wars: The Acolyte”.
Questionado sobre projeto em que gostaria de trabalhar, Olavo Abrantes responde que “‘The Batman’ e ‘Star Wars: The Acolyte’ já foram projetos de sonho”. “Fica apenas a faltar um projeto para a Marvel Studios para encher um pouco mais a lista de projetos incríveis, talvez num futuro próximo”, conclui.