É de Braga e criou protótipo inovador para trotinetas (vai apresentá-lo em Barcelona)

Luís Martins, um estudante do 11.º ano, de Braga, vai apresentar um protótipo inovador direcionado para a segurança dos utilizadores de trotinetas na Universidade de Barcelona, em Espanha, entre os dias 17 e 21 de julho.

O jovem conquistou esta semana o primeiro prémio na Feira de Ciências de Viana do Castelo, que decorreu no Colégio do Minho.

Em comunicado, enviado a O MINHO, é referido que o protótipo desenvolvido por Luís Martins “visa abordar uma preocupação cada vez mais relevante atualmente: a segurança das trotinetas”.

Foto cedida a O MINHO

“Com base na programação informática e na tecnologia de Internet das Coisas (IoT), o seu projeto visa garantir a segurança de todos os que estão próximos das trotinetas e dos seus utilizadores”, é dito.

O sistema desenvolvido pelo aluno minhoto envia um alerta para contactos pre-selecionados sempre que existir uma queda da trotineta, valendo assim uma resposta rápida em situações de emergência.

Segundo o jovem, o dispositivo “poderá suportar um sistema de alerta para veículos que se aproximam da parte traseira da trotineta, luzes de sinalização para indicar a direção pretendida e um sistema de informação para outros utilizadores da estrada”.

Com estas funcionalidades, é esperado um aumento na prevenção e uma redução no número de acidentes.

O sistema é portátil e prático, tanto para jovens e adultos.

De acordo com a mesma nota, o “caráter inovador destacando a aplicação prática da tecnologia para melhorar a segurança no uso de trotinetas, foi um fator decisivo para Luís Martins ver o seu trabalho premiado numa feira que contou com a participação de outros projetos de grande valor, de várias escolas da região”. 

“A pertinência deste protótipo tem uma relevância, tendo em conta que em Braga e outras cidades, a circulação deste meio de transporte está a aumentar e, consequentemente, o número de acidentes”, finaliza o comunicado.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Drift ilegal na Falperra interrompe estrada nacional de Braga

Próximo Artigo

Incêndio num primeiro andar em Viana

Artigos Relacionados
x