O treinador de Barcelos João Sacramento sagrou-se ontem campeão nacional francês pelo PSG.
Adjunto do treinador Christophe Galtie, João Sacramento nunca treinou em Portugal, tendo feito a sua carreira no País de Gales, em França, onde foi também observador no Mónaco de Claudio Rainieri e Leonardo Jardim, e em Inglaterra e Itália, entre 2019 e 2022, onde coadjuvou o popular treinador português José Mourinho.
Depois de ter tirado o curso de treinador no Reino Unido, com apenas 20 anos, realizou várias teses e acabou por ser convidado para treinar os sub-15 do Cardiff, seguindo-se o Trefonen FC, onde exerceu funções como adjunto.
Aos 23 anos, e já depois de ter sido palestrante em várias conferências mundiais sobre futebol, foi convidado por Luís Campos, diretor desportivo do Mónaco em 2013, para assumir as funções de olheiro daquele clube, onde esteve três épocas.
Desempenhava, desde 2017, as funções de treinador adjunto do Lille, na Liga francesa de futebol, tendo orientado a equipa em seis jogos, quando Marcelo Bielsa esteve suspenso por uma viagem não autorizada.
É filho de Ernestino Sacramento, natural de Fão, Esposende, e conhecido membro de bandas de blues, cordas e percussão de Barcelos, entre as quais o grupo Cellos.
Não terá sido estranho que essa relação com Luís Campos, de Esposende, estivesse na origem de, no início desta época, o barcelense ter rumado a Paris, uma vez que o esposendense assume um papel muito importante na coordenação do clube da capital francesa.