A Câmara de Braga quer resolver os principais constrangimentos do trânsito no mandato que agora começou. Uma tarefa entregue aos vereadores Miguel Bandeira (Urbanismo e Mobilidade) e ao vice-presidente, Firmino Marques, que tutela as obras. Este autarca mantém negociações com os gestores do centro comercial Nova Arcada com vista à construção de duas novas vias rápidas. Que vão retirar milhares de carros da cidade e ajudar a desentupir o nó de Ínfias, o principal constrangimento rodoviário de Braga.
A primeira, em fase de terraplanagens, foi lançada – mas depois suspensa – pelos promotores do centro comercial Nova Arcada; ligará a estrutura à estrada entre Braga e Prado, perto da estação de tratamento da Agere. Cerca de três quilómetros de extensão.
A partir daqui, a Câmara assume a construção de uma outra, com dez quilómetros e perfil de auto-estrada, que a conecta a Ferreiros e a Celeirós, no extremo norte da urbe, junto às ligações para Famalicão, Porto, Guimarães e Barcelos.
Firmino Marques, vincou ao jornal O MINHO que “os veículos que querem ir para a zona sudeste de Braga ou para Vila Verde deixarão de entrar na cidade e de a engarrafar”, na zona da Central de Camionagem, e, sobretudo, no nó de Ìnfias. Nas horas de ponta, a fila à entrada de Braga pelo túnel da estação ferroviária atinge, por vezes, alguns quilómetros, obrigando os automobilistas a mais de 20 minutos de para/arranca.
O autarca salientou que a conexão do centro comercial à estrada de Prado é paga pelo privado, o que resulta do acordo celebrado com o Município e a empresa do extinto grupo Dolce Vita, aquando da sua construção. A parte restante, até Celeiróz, é assumida pela Autarquia, estando em estudo o seu financiamento por fundos comunitários e por verbas das Infraestruturas de Portugal.
Os estudos técnicos, que incluem o levantamento dos terrenos a expropriar, estão a ser feitos.
Firmino Marques, que tutela o departamento de obras, adiantou que estão em análise várias soluções para melhorar a fluidez do trânsito, nomeadamente para o Nó de Ínfias.