Seguir o O MINHO

Desporto

Fernando Pimenta vice-campeão do mundo em K1 5.000

Mundiais de canoagem

em

O canoísta Fernando Pimenta conquistou hoje a medalha de prata em K1 5.000 nos Mundiais de canoagem que se realizam na Dinamarca, depois de liderar quase toda a prova.

O húngaro Balint Noe levou a melhor no sprint final com o limiano, que já tinha conquistado ontem a medalha de ouro em K1 1.000 metros, sagrando-se campeão mundial nessa distância. Em terceiro, na prova deste domingo, ficou o atleta da casa.

O trio esteve ‘à cabeça’ durante toda a prova, deixando uma distância considerável para os restantes canoístas logo na primeira volta. Sempre ‘colados’, a liderança ia alternando entre o dinamarquês e Pimenta, que assumiu as rédeas a meio da prova até aos milésimos finais, onde o sprint foi a dois, com o húngaro.

Pimenta terminou a distância em 20.03,19 minutos, apenas a 22 centésimos do vencedor e atual campeão europeu na distância. O dinamarquês Mads Pedersen foi terceiro, a 10,28 segundos do vencedor.

Fecha assim o português com total eficácia o ciclo olímpico, conseguindo conquistar medalhas em todos os Mundiais e Europeus nas distâncias de 1.000 e 5.000 metros em K1.

Portugal alcançou nestes Mundiais a melhor prestação de sempre, com cinco medalhas.

João Ribeiro, de Esposende, sagrou-se vice-campeão do mundo em K1 500.

Populares