O presidente da Câmara de Esposende, Guilherme Emílio, recebeu, na manhã desta sexta-feira, o secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, que confirmou “o avanço de um conjunto de medidas há muito reivindicadas pela comunidade piscatória local”.
Em comunicado, a autarquia refere que, na sua deslocação a Esposende, Salvador Malheiro anunciou que “a empreitada de dragagens no concelho avançará este ano”.
“Informou também, estarem já desbloqueados e pagos, na sua maioria, os montantes em atraso referentes às compensações devidas aos pescadores”, pode ler-se.
De acordo com a mesma fonte, o governante confirmou também que, na sequência da reunião realizada no dia 25 de junho, com ele, o secretário de Estado do Ambiente e o presidente da Câmara de Esposende, foram desencadeadas diligências com vista à intervenção urgente na barra de Esposende, tendo em conta a sua importância estratégica para a segurança da navegação e o desenvolvimento económico da região.
Após a reunião, Salvador Malheiro e Guilherme Emílio visitaram a Lota de Esposende e reuniram com a Associação de Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende. O objetivo foi o de informar diretamente os representantes da classe sobre os próximos passos e proceder ao levantamento das reais necessidades dos pescadores.
Segundo Guilherme Emílio, citado no comunicado, “este encontro vem na sequência de um trabalho conjunto entre o Município e o Governo. As soluções hoje apresentadas são fruto de diálogo e cooperação. Estamos a trabalhar para garantir a melhoria da segurança dos nossos pescadores, que é para nós uma prioridade”.
O autarca social-democrata reforçou que “com um Governo que partilha as mesmas ideias e prioridades, é possível avançar mais rapidamente na resolução destes problemas estruturais”, agradecendo ao secretário de Estado “a agilidade e o compromisso demonstrados”.
Já Salvador Malheiro, igualmente citado no comunicado, sublinhou que “a pesca é uma área fundamental e decisiva para o país, e os profissionais do setor merecem ser defendidos”. O secretário de Estado destacou também “o papel ativo e reivindicativo da Câmara de Esposende, que tem estado na linha da frente na procura de soluções sustentáveis e eficazes para os problemas estruturais do concelho”.
Este anúncio surge na mesma semana em que, como O MINHO noticiou, o Ministério da Agricultura e do Mar, através da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, assinou o contrato de adjudicação da empreitada de dragagens em vários pontos do litoral Norte, num investimento global de 6,4 milhões de euros.
O segundo lote da empreitada, destinado a Esposende, representa um investimento de 2,04 milhões de euros. “Esta empreitada concretiza um compromisso do Governo, que pretende com estas intervenções garantir melhores condições de navegabilidade, segurança marítima e operabilidade dos portos e barras da região Norte, contribuindo ainda para a preservação ambiental e o desenvolvimento económico das comunidades locais”, destaca o Ministério.