Braga
‘Doutores Palhaços’ levam alegria às crianças do Hospital de Braga por videochamada
Operação Nariz Vermelho
em
Por
Tomás Guerreiro
As visitais aos hospitais estão suspensas e a Operação Nariz Vermelho encontrou um método alternativo, para levar alguma alegria às crianças hospitalizadas nos diversos hospitais do país, incluindo no Hospital de Braga, desde a primeira semana de dezembro. À terça-feira, uma dupla de “Doutores Palhaços” interage em tempo real, por videochamada, com as crianças e seus familiares. Desta forma, ao Hospital de Braga já levaram boa disposição e alegria a cerca de 60 crianças internadas.
“Esta visita personalizada por videochamada, efetuada por profissionais competentes e treinados a trabalhar em meio hospitalar, é um momento que transporta os doentes e os seus pais para fora do Hospital, para um convívio onde o riso e a bom disposição estão sempre presentes. Há música, teatro e contam-se histórias”, destaca Almerinda Pereira, diretora do serviço de pediatria do Hospital de Braga, em declarações a O MINHO.
Neste momento pandémico, “as visitas às crianças internadas estão limitadas e as salas de atividades lúdicas não podem ser usadas, por motivos de saúde e segurança. As crianças internadas e os seus pais estão limitados à permanência no quarto hospitalar”, contextualiza Almerinda Pereira. A diretora salienta, ainda, que, “para as crianças e adolescentes internados, e os seus pais, a interação personalizada com os Doutores Palhaços é um momento de lazer muito positivo”.
Em março, a Operação Nariz Vermelho já havia lançado o seu próprio canal de Youtube, “TV ONV”, no intuito de produzir conteúdos de entretenimento da dupla “Doutores Palhaços” e disponibilizá-los, para todas as crianças no país, que no hospital, e devido à pandemia, não podem receber visitas.
A proposta Palhaços na Linha “permitirá aos artistas criar números específicos em cada quarto e com cada criança, ajudando-a a afastar-se, por momentos, da realidade que vive no hospital”, explica Fernando Escrich, Diretor Artístico da Operação Nariz Vermelho, em comunicado enviado a O MINHO.
O Diretor Artístico acrescenta ainda: “Os Doutores Palhaços deram mais uma vez rédea solta à sua criatividade, montaram estúdios nas suas casas para terem cenários incríveis para as videochamadas, e conseguem através delas criar uma proximidade muito maior com a criança, o “olhos-nos-olhos” que não tínhamos desde o início da pandemia”.
Este novo modelo de interação em tempo real já vinha a ser pensado há muito tempo, pela Operação Nariz Vermelho, quando os profissionais compreenderam a importância de haver um contacto mais direto entre os artistas e as crianças, que não dependesse do regresso das visitas presenciais aos hospitais.
Além do Hospital de Braga, serão abrangidos pela iniciativa o Hospital Garcia de Orta (Almada), o Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca (Amadora), o Beatriz Ângelo (Loures), o Hospital do Barreiro, o Hospital D. Estefânia, o Hospital de Santa Maria, o Hospital de Santa Marta, o IPO-Porto, o Centro Hospitalar de Gaia-Espinho, o Hospital Pediátrico de Coimbra e Centro Materno-Infantil do Norte.

Leia Também
Empresários do Algarve criticam falta de apoios específicos para região
Doentes transferidos do continente para a Madeira já tiveram alta
SC Braga pode assumir 2.º lugar da Liga após empate entre FC Porto e Sporting
PCP quer apoios a 100% para pais “imediatamante e com efeitos retroativos”
Catarina Martins faz um apelo a Costa para que estenda já as moratórias
Ponte de Lima vacinou 330 idosos e 418 doentes graves em dois dias
Reportagens da Semana


Vacinação em Monção: Manuel, de 95 anos, está “aliviado”. Zezinha quer vencer o vírus
Covid-19


Com mais de 180 anos de história, Casa Valença encerra e deixa saudade em Viana
Devido à idade avançada dos proprietários


Um robe que aquece sozinho ou uma toalha que aquece pratos já não são ficção científica
Economia
Populares
- PaísHá 2 dias
Segundo prémio do Euromilhões, de 2,5 milhões de euros, saiu em Portugal
- BragaHá 13 horas
Bombeiros e GNR resgatam quatro pessoas perdidas no Gerês
- BragaHá 2 dias
Gasolineira de Braga procura assaltantes
- Alto MinhoHá 2 dias
Menina de dois anos resgatada com vida após cair a um tanque em Ponte de Lima