Dono de restaurante na Póvoa de Lanhoso condecorado pelo Presidente da República

Victor Peixoto
Dono de restaurante na póvoa de lanhoso condecorado pelo presidente da república
Fotos: DR e O MINHO / Arquivo

Victor Peixoto, fundador e proprietário do restaurante “O Victor”, sito em São João de Rei, Póvoa de Lanhoso, foi condecorado, esta quarta-feira, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Ordem de Mérito Comercial, grau de Oficial.

Dono de restaurante na póvoa de lanhoso condecorado pelo presidente da república
Foto: DR

Nascido em setembro de 1937 na freguesia onde se estabeleceu, há 54 anos, Victor Peixoto conquistou a pulso um lugar destacado na gastronomia nacional, especializando-se, sobretudo, na confeção de bacalhau assado na brasa com batata-a-murro, a que se juntam sobremesas como o leite-creme, o bolo de maçã e canela, o pudim de pão, a torta de laranja ou a tarte de limão merengada e o pudim de coco.

Em 1985, ao passar pela primeira vez, acompanhado da mulher Zélia Gattai, por esta pequena “casa de pasto escondida entre vinhedos e flores, por detrás da agência dos correios”, o escritor Jorge Amado, autor de romances como “Gabriela, Cravo e Canela”, “Tieta do Agreste” ou “Mar Morto” e já então uma figura incontornável da literatura mundial, apelidou o bacalhau servido por Victor Peixoto como o melhor do mundo, o mesmo dizendo dos doces da esposa do Victor, dona Felicidade.

Hoje, embora o “velho mestre” não falte um dia só à receção aos clientes e a passagem pelas mesas, cabe às filhas Angelina e Olga e ao genro, Carlos, manter um serviço do mesmo gabarito.

Retratado em livro por José Abílio Coelho

Em 2021, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso atribuiu a Victor Peixoto a “Medalha de Mérito Municipal”, honraria entregue numa cerimónia que ocorreu no Theatro Club numa cerimónia comemorativa do 50.º aniversário da inauguração do restaurante. Na mesma altura, foi apresentado o livro “Victor Peixoto. O mundo à mesa”, coordenado por José Abílio Coelho e que conta com textos de Hans Neuner, Ivo Loureiro ou Rui de Paula (cozinheiros), João Jorge Amado ou Jorge Cruz (escritores), e Rui Reininho ou Miguel Gameiro (músicos).

Segundo o seu amigo e escritor José Abílio Coelho “esta condecoração é como que a cereja a coroar o bolo, o atingir o cume de uma carreira feita a pulso, o abraço dos amigos que o estimam e admiram, o sorriso e o Sol, a vénia ao mestre”, nascido em São João de Rei há 87 anos.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Sofia cunha é a candidata do chega à câmara de ponte de lima

Sofia Cunha é a candidata do Chega à Câmara de Ponte de Lima

Próximo Artigo
Novos autocarros elétricos de viana já saíram da china e vêm de barco

Novos autocarros elétricos de Viana já saíram da China e vêm de barco

Artigos Relacionados