Seguir o O MINHO

Braga

‘Dona Mariquinhas’, de Braga, celebra hoje 101 anos (feliz e de “bem com a vida”)

Gosta de ver televisão e ler

em

Foto: DR

Carinhosamente tratada por Dona Mariquinhas, faz hoje faz hoje 101 anos. Se não fosse a pandemia, hoje era um dia de festa para Maria José da Rocha Salsa comemorar o seu aniversário junto dos familiares e amigos, numa habitação na freguesia de Lomar, na Travessa da Ilha, em Braga.

Nasceu no dia 18 de janeiro de 1920. Filha de Ramiro Ferreira Salsa e de Maria das Angústias Rocha, fez o seu ensino primário no antigo Colégio do Carmo (Colégio Dublin), casou com José Maria da Costa Veiga, morou ainda depois do casamento em S. José de S. Lázaro, mas desde cedo se radicou na freguesia de Lomar, onde sempre viveu.

Mãe de 8 filhos (um deles já morreu), avó de 9 netos e oito bisnetos, trabalhou para a indústria chapeleira, e posteriormente como doméstica, tendo enviuvado em 1995.

Está reformada há mais de 35 anos, e ainda faz uma vida autónoma, gosta de ver televisão, gosta de ler, valoriza a família, é uma mulher feliz e de “bem com a vida”.

Em comunicado, a Junta da União de Freguesias de Lomar e Arcos refere que se associou a esta comemoração, fazendo chegar um “miminho doce”, sendo que a Dona Maria José e uma outra senhora da mesma idade são as habitantes mais idosas da freguesia.

Uma outra senhora que completou o seu centenário de vida em 2020 e que também vive em Lomar, assinala a autarquia.

Populares